Jornalista e escritora Ana Cláudia Rocha lança livro de crônicas

A jornalista e escritora Ana Cláudia Rocha lançará o livro “A Menina Que Eu Não Abracei” no dia 29 de novembro, no espaço Maktub Festas. A obra traz mais de cem crônicas escritas a partir de memórias, reflexões e cenas do cotidiano presenciadas pela autora. “Escrever Liberta”, título de uma das crônicas, resume a motivação do livro. A escritora, que já reunia alguns textos, dedicou-se à escrita nos últimos anos, tempos em que a pandemia provocou medo. “Escrevendo eu me libertava e me curava de tantos males”, afirma Ana Cláudia Rocha.

A ideia de escrever um livro de crônicas era antiga e vinha sendo adiada. Ganhou força quando a autora presenciou uma discussão entre mãe e filha, cena que nunca esqueceu. A vontade de acolher e abraçar a garota fez surgir o título do livro bem antes de ele ser escrito. As primeiras crônicas escritas com o propósito de serem publicadas foram, inicialmente, postadas em redes sociais, dentro do projeto QuintAna, assinado pela autora em suas páginas. Às crônicas postadas ela juntou outras que estavam guardadas. O livro traz também textos inéditos, em crônicas nunca publicadas.

“As crônicas foram o primeiro passo no sentido da libertação de um tempo ameaçador, uma marca no recomeço de uma nova carreira”, informa Ana Cláudia Rocha, formada em Jornalismo pela UFG e com 33 anos de atuação na redação do jornal O Popular, onde foi repórter, subeditora, editora substituta e colunista. Escreveu também em revistas e jornais empresariais, além de trabalhar como assessora de comunicação.

O livro “A Menina Que Eu Não Abracei” é sua estreia na literatura e revela o despertar da jornalista para a escritora que havia escondido em seus textos durante décadas. Atua também como redatora e organizadora de livros. Tem textos publicados em coletâneas como os livros “Campininha das Flores”, “Histórias de Ternura” e “Memórias de Rocha – Vida e Obra de Benedito Odilon Rocha”. Filha dos corumbaenses Benedito Odilon Rocha e Ana Vale Rocha, mantém forte ligação com Corumbá de Goiás, onde nasceram alguns de seus oito irmãos. Recentemente, tomou posse na Academia Corumbaense de Ciências, Letras, Artes e Música, ocupando a cadeira nº 4, cujo patrono é seu pai.

Ao escrever, a autora revive memórias e reflete sobre sua existência. Com seus textos, faz aflorar emoções também em seus leitores ao expor seus sentimentos. O livro é dividido em seis capítulos temáticos, que falam de experiências com a família, a natureza, a pandemia, o amor, os amigos, a memória. Textos que tanto derramam lágrimas quanto sorrisos, angústias e encantamento.

Goianiense, Ana Cláudia Rocha ainda na infância iniciou-se no Jornalismo, dirigindo informativo da escola onde estudava, o Instituto Santo Tomás de Aquino. Aos 10 anos de idade, como repórter na escola, fez entrevistas com personalidades como os escritores Cora Coralina e Miguel Jorge. Chegou a trabalhar como redatora em agência de publicidade, mas foi no Jornalismo que ela fez carreira.

BiografiaAna Cláudia Rocha

Ana Cláudia do Vale Rocha Lisbôa nasceu em Goiânia em 24 de julho de 1964. É jornalista, formada pela Universidade Federal de Goiás. Exerceu os cargos de repórter, colunista e subeditora em jornal de grande circulação em Goiás e em revista feminina publicada em Goiânia. Atua também como redatora e organizadora de livros, como os já lançados “Campininha das Flores”, “Histórias de Ternura” e “Memórias de Rocha – Vida e Obra de Benedito Odilon Rocha”. Assina crônicas semanais no projeto QuintAna, publicadas em suas redes sociais. Exerce atividades como assessora de comunicação, redatora e editora de jornais e revistas empresariais. Na infância, foi repórter e diretora de jornal do colégio onde estudava. Aos 10 anos de idade, entrevistou personalidades como os escritores Cora Coralina e Miguel Jorge. Na Academia Corumbaense de Ciências, Letras, Artes e Música, ocupa a cadeira nº 4, cujo patrono é Benedito Odilon Rocha.

FOTO: Raylane Abreu

Serviço:

Livro: A Menina Que Eu Não Abracei

Autora: Ana Cláudia Rocha

Editora: Kelps

Gênero: Crônica

Páginas: 296

Vendas: no local do lançamento e com a autora

Lançamento: 29 de novembro de 2022, das 19 às 23 horas

Local: Espaço Maktub Festas (Av. 83, nº 205, (Setor Sul)

*****************************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *