Enem: Administração é o 4º curso mais procurado do Brasil. Conheça mais sobre a área de atuação
O Mapa de Ensino Superior no Brasil divulgado em 2023 pelo Instituto Semesp, coloca Direito, Psicologia, Enfermagem e Administração entre os cursos mais procurados por vestibulandos
Muitos estudantes do Ensino Médio no final do ano buscam uma vaga no curso superior por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Alguns deles, já têm em mente o que estudar na faculdade, outros ainda estão com dúvidas sobre o que exercer no futuro.
Neste cenário, o Mapa de Ensino Superior no Brasil, pelo Instituto Semesp, coloca Direto, Psicologia, Enfermagem e Administração entre os cursos mais procurados por vestibulandos, podendo facilitar a escolha dos jovens indecisos sobre da profissão. Do total de quase 9 milhões de matrículas feitas no período de 2021 e 2022, em torno de 88%, foram alunos da área de direito, negócios e administração, tanto de instituições públicas quanto privadas. O curso de Administração, por exemplo, tem atraído jovens com interesses diversos, inclusive, aqueles com perfil mais empreendedor.
Segundo o Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Lucas Figueiredo do Santos, estudar administração capacita os profissionais para diferentes frentes de atuação. “A área tem uma estratégia que faz o jovem a entender desde marketing, recursos humanos, gestão financeira, logística, e até processos à gestão de pessoas que é o grande diferencial e desafio dos últimos anos”, explica.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam ainda que 319 mil estudantes se matricularam em faculdades de Administração, o que torna a área de atuação a terceira mais procuradas do Brasil. A especialista detalha sobre o aprendizado oferecido pela formação em Administração. “O estudante irá aprender sobre gestão e estratégia de negócios, liderança, planejamento e tudo sobre o que faz o país crescer. Hoje as empresas crescem mais se tiverem uma boa gestão à sua frente, então um bom gestor é um bom administrador”, conclui.
Sobre a Anhanguera: Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros. Acesse o site e o blog para mais informações.