Goiânia em Alta: Valorização dos Imóveis na Capital
Goiânia atravessa um momento de alta valorização no circuito imobiliário e as construtoras aproveitam para potencializar as vendas
O Centro-Oeste brasileiro é uma das regiões mais ricas e que apresentou uma ótima expansão imobiliária nos últimos anos. Destaque para Goiânia, capital de Goiás que a cada ano que passa apresenta ótimas opções de empreendimentos e atrai um público disposto a investir e que está a procura de apartamento à venda em Goiânia.
Para entendermos esse boom local, a capital goiana aparece entre os 10 mais caros do país. De acordo com o FipeZap, o valor está em R$7.643, uma valorização de 14% entre junho e julho deste ano.
Esses números citados acima são considerados excelentes pelo setor, pois demonstra como a cidade evoluiu no cenário brasileiro e entrou para o polo das principais capitais do país. Além disso, o município a uma década atrás, era desvalorizado pelos principais empresários do setor, que não enxergavam nada no local para entregar aos moradores dispostos a investir em imóveis.
Motivos da valorização
Segundo os empresários do setor imobiliário, três motivos foram fundamentais para expandir o mercado imobiliário em Goiânia: o aumento populacional. Atualmente, a cidade tem 1,4 milhão de habitantes, a demanda por imóveis de mais qualidade na pandemia e por fim o repasse dos altos custos da construção.
Para entendermos um pouco mais sobre essa evolução da cidade, de acordo com os números do FipeZap, Goiânia deixou para trás seus concorrentes e outras cidades importantes do país e teve um aumento de 126% em número de vendas. Entre 2014 a 2023, o município saiu de 2,6 bilhões para 6 bilhões em vendas de imóveis, números que mostram a força da economia da cidade.
Imóveis de luxo
Assim como ocorre na Bahia, mais precisamente em Salvador, em Goiânia, uma nova tendência do mercado imobiliário tem conquistado cada vez mais espaço entre os compradores: imóveis de luxo.
Para convencer o consumidor da compra não basta ter apenas uma torre alta. A construtora precisa entregar apartamentos de luxo, com amplo espaço, de preferência acima dos 100 metros quadrados. Além disso, os condomínios precisam ser estruturados e dar uma ótima comodidade não só em moradia como em infraestrutura dentro dos espaços de lazer, como piscina, churrasqueira e academia. Ou seja, o morador entende que não precisa sair do seu prédio para se divertir.
Um dos motivos que também impulsionam o ponto de imóveis de luxo na cidade referência do centro-oeste é que o dinheiro do agronegócio ainda jorra na economia local. Sendo assim, os compradores têm ótimo poder aquisitivo para sacramentar a compra do seu apartamento e ter uma vida mais regada de conforto.
Com todas essas informações acima, a expectativa é para que Goiânia permaneça por muitos anos como grande cidade da sua região e entregue ao mercado imobiliário e, principalmente a sua economia, um dos setores mais aquecidos do país, fato que certamente irá potencializar investimentos nos próximos anos e vai atrair cada vez mais recursos e infraestrutura para a sua população disposta em consumir os produtos do mercado de construtora na capital do Goiás.