13ª edição do Slam Reexistir, no Galpão Skate Park

Slam Poetry é uma batalha de poesia autoral, com até três minutos de duração, sem o uso de objetos cênicos e figurinos. Os principais elementos do slam são corpo, voz, poesia e performance. Cada slam pode ter características diferentes, como competição de poesias curtas, acompanhamento de jazz, slam de dupla, entre outros. Está muito ligado à cultura hip-hop e aos saraus, ocupando as ruas, praças, museus, escolas, bibliotecas, livrarias e bares.

O movimento chegou ao Brasil em 2008, sendo que o primeiro slam do país, o ZAP!, já tem 15 anos.

O Slam Reexistir teve sua primeira edição em 2021, realizada online, com jurados artistas da cena hip-hop e literária de Anápolis, e inscrições abertas para todo o estado de Goiás. Recebemos inscrições de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Em 2022, fizemos outra edição online, desta vez com alcance nacional, recebendo poesias de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas e até uma participação internacional de Luanda, Angola. Essas duas edições online estão disponíveis no YouTube do Slam Reexistir e do Cineclube America Nuestra.

Posteriormente, começamos a realizar edições presenciais e itinerantes nas cidades de Anápolis, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Pirenópolis. Beatriz Ohana é a slammaster e organizadora do Slam Reexistir, que ocorre em parceria com espaços culturais e artistas independentes. Já realizamos edições no Museu Antropológico da UFG (Goiânia), Beco da Codorna/Prosperidade Cultural (Goiânia), CRJ (Goiânia), Galpão Skate Park (Anápolis), CEU Jardim Alvorada (Anápolis), Casa do Hip-hop (Anápolis), Parque Ipiranga (Anápolis), e Coepi (Pirenópolis). Também promovemos ações em escolas, como arrecadação de livros e doação para a CEPI Santa Luzia (Aparecida de Goiânia) e oficinas de Slam Poetry para as turmas da EJA do Colégio Estadual Professora Helena Nasser (Anápolis).

Neste sábado, dia 22/06, acontecerá a 13ª edição do Slam Reexistir, às 14h, no Galpão Skate Park. Será uma batalha de poesia pré-seletiva para o campeonato estadual. Os três primeiros colocados estarão classificados para a final do Slam Reexistir, concorrendo a uma vaga no estadual que acontecerá em outubro, em Goiânia. O vencedor do campeonato estadual representará o estado de Goiás no Slam BR.

Este é o segundo ano que Goiás participa do circuito nacional de competição de poesia falada, o Slam BR, que acontecerá no final do ano em Salvador, Bahia, organizado pelo Slam das Mulé.

O evento terá programação durante todo o dia, começando às 10h com a oficina “Escrita Ancestral”, ministrada por Lory de Oyá, mulher indígena Tapuia, poeta e slammaster do Slam da 01 de Valparaíso de Goiás. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário:

https://forms.gle/bVH8U92icNKuwCUo6

Durante a tarde, a partir das 14h, teremos o Slam Reexistir no Galpão Skate Park, com premiação de R$300,00 + vaga na final. Além da batalha de poesia autoral, haverá palco aberto, pista de skate liberada, exposição de artes e artesanatos, e pocket show com artistas de Anápolis, incluindo a poetisa Interplanetária e o rapper Douglas Santelli.

Inscrições para o Slam Reexistir (somente poesias AUTORAIS): https://forms.gle/iec3QUjs5rio8XGAA

Local do evento: Galpão Skate Park, Avenida Perimetral, Quadra 58, Lote 19 – São Carlos, Anápolis – GO

Entrada: Gratuita, e pista liberada durante os intervalos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *