Dia Mundial do Câncer é comemorado em 4 de fevereiro
A data foi criada como forma de disseminar informações sobre a prevenção, tratamentos e o controle da doença
O Dia Mundial do Câncer, comemorado no dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da campanha é aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, bem como influenciar governos e as próprias pessoas para que se mobilizem para prevenir e controlar o câncer.
Câncer é um termo que representa mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que causam um crescimento contínuo e descontrolado de células, com a capacidade de se disseminar e invadir outros órgãos.
O câncer é um problema mundial de saúde pública. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, a estimativa é que a cada ano no Brasil sejam detectados 625 mil novos casos de câncer. Sem considerar o câncer de pele do tipo não melanoma, que é considerado o com mais incidência no país, com 177 mil novos casos estimados.
Ainda segundo essa estimativa, os outros tipos mais frequentes de câncer são os de mama e próstata, com 66 mil casos cada, cólon e reto,com 41 mil casos, pulmão com 30 mil e estômago com 21 mil.
O Dia Mundial do Câncer incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que são as melhores formas de tratar e curar a doença.
Para prevenir, algumas ações podem reduzir os riscos. Entre elas, evitar a exposição a fatores de risco da doença, adotar um estilo de vida saudável, manter os exames de rotina em dia, vacinar-se contra HPV e Hepatite B, detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres iniciais.
O câncer pode ser grave, e até mesmo, fatal. Mas, na maioria das vezes, existe tratamento e cura, por isso, é tão essencial um diagnóstico precoce. Para diagnosticar, todos devem realizar exames, como mamografia, PSA e exames de imagem. Além disso, já é possível identificar a predisposição genética por meio de testes de mapeamento genético, que já são de fácil acesso no Brasil. A melhor opção de teste é o meuDNA Saúde, com apenas uma amostra de saliva, é possível ter seu DNA sequenciado pela tecnologia mais avançada do mundo, chamada Exoma, que identifica possíveis variantes que podem aumentar o risco ao desenvolvimento de doenças.
No laboratório especializado em Sequenciamento de Nova Geração (NGS), o DNA é analisado e, por meio de inteligência artificial e bioinformática, as informações são comparadas a tudo que já existe nos bancos de dados genéticos, para identificar as variações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres de mama (feminino e masculino), ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças, como triglicerídeos altos, colesterol alto, doença de Wilson e recentemente foi acrescentada a análise da diabetes monogênica.
Caso seja identificado risco ou o exame diagnosticar alguma doença, já existem diversos tratamentos disponíveis, como imunoterapias, cirurgias e medicinas preventiva, paliativa e integrativa. Em vários casos é necessário combinar mais de uma modalidade. Tudo pode ser avaliado com um médico de confiança.
Muitos tipos e casos de cânceres são curados, principalmente, quando são descobertos precocemente. As campanhas de conscientização do câncer têm exercido um papel muito importante na compreensão e superação da doença. Devemos nos lembrar que o diagnóstico precoce é o nosso maior aliado e aumenta as possibilidades de cura.
Sobre o meuDNA Saúde
Teste pioneiro no mercado brasileiro, lançado pelo meuDNA, o meuDNA Saúde é uma forma revolucionária de lidar com a doença antes mesmo de ela aparecer, gerando uma melhoria para a saúde, e que poderá identificar a predisposição aos cânceres de mama (feminino e masculino), ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson. E agora, a partir de 26 de janeiro, a identificação também da diabetes monogênica.