Mutirão do Diabetes vai atender 2 mil pacientes próximo sábado
Evento é 100% gratuito e contará com cerca de 500 acadêmicos e 100 médicos e profissionais da saúde voluntários nos atendimentos
Uma doença silenciosa, que atinge 16,8 milhões de brasileiros e que pode causar cegueira, falência renal e amputações de membros. Esse é o diabetes, uma síndrome do metabolismo decorrente da falta ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos no organismo. Anualmente provoca a morte de 6,7 milhões de pessoas no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF).
E o mais alarmante: 50% da população diabética não sabe que tem a doença. Para conscientizar sobre os males do diabetes e a importância da prevenção, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceram o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.
Em Goiânia, o calendário nacional do diabetes já conta com um importante evento: o Mutirão do Diabetes, evento que, em 2022, vai atender 2 mil pacientes diabéticos de modo totalmente gratuito. O Mutirão acontece no próximo sábado, dia 19 de novembro, das 07 às 12 horas, na Fundação Banco de Olhos de Goiás.
A coordenação geral do evento está a cargo da médica oftalmologista Dra Luciana Barbosa Carneiro, que vivencia diariamente os prejuízos do diabetes em seu consultório. “O olho é um importante biomarcador para rastrear os casos graves de diabetes. Pelo exame do fundo de olho, é possível fazer o diagnóstico imediato e iniciar o tratamento para que a doença não avance causando cegueira ou amputações, por exemplo”, explica.
O evento é porta aberta, ou seja, qualquer pessoa pode participar. Ao chegar no local, o paciente passará pela triagem e a partir dali, de acordo com o estado de avanço do diabetes, será encaminhado aos procedimentos.
Estarão disponíveis para a população: exame de fundo de olho, fotocoagulação a laser da Retina, exames de sangue (hemoglobina glicada, creatinina e lipidograma), exame de urina (microalbuminuria), avaliação renal com médico nefrologista, exame do pé e educação para prevenção de úlceras do pé diabético, além de eletrocardiograma e ecodoppler de carótidas. Alguns desses exames não são oferecidos pelo sistema Único de Saúde (SUS), como o laser e o ecodoppler, o que demonstra a importância desse evento, que é totalmente gratuito para a população.
Além destes profissionais, também fazem parte do time de atendimento no Mutirão: endocrinologistas, nutricionistas, educadores físicos, ortopedistas. Ao total são 100 médicos e profissionais da saúde voluntários, juntamente com 500 acadêmicos. É uma grande soma de força para prevenir e combater o diabetes na comunidade carente em Goiânia.
Feira da Saúde
Ao lado do Mutirão do Diabetes, vai acontecer a Feira da Saúde, um espaço destinado ao diagnóstico de novos casos de diabetes e verificação da saúde dos pacientes. Serão oferecidos 2 mil testes de glicemia (teste na ponta do dedo), medida da circunferência abdominal, aferição de pressão arterial e também será aplicado o questionário FindRisk, que testa a probabilidade do paciente desenvolver diabetes nos próximos 10 anos.
Um evento dessa envergadura não se faz sem a ajuda de grandes parceiros. Muitas instituições também estão juntas com a Fundação Banco de Olhos de Goiás, como a Secretaria de Saúde de Goiás, Hospital Alberto Rassi (HGG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Liga 24 horas pelo Diabetes, Liga do Diabetes da UFG, Associação Nacional dos Diabéticos (ANAD), Federação nacional dos Diabéticos (Fenad), Associação Metropolitana Conselho Regional de Medicina (Cremego), Prefeitura de Goiânia e Lions Clubes.
A iniciativa privada também é parceira do Mutirão do Diabetes, oferecendo exames, insumos, profissionais e atendimentos: Laboratório Núcleo, Hospital Encore, Centro de Diagnóstico da Imagem (CDI), Unimed, Bayer, Genom, Latinofarma, Siccob, Clínica Brasil, Clínica Cendi, Grupo Terra Grande e Bom Lixo.
—
Mutirão do Diabetes 2022
Local: Fundação Banco de Olhos de Goiás (Rua Couto de Magalhães, 50 – Jardim da Luz, Goiânia – GO – próximo à Unip da BR-153)
Horário: das 07 as 12 horas (meio-dia)
Atendimentos: 2 mil pacientes diabéticos por ordem de chegada
Coordenação Geral do evento: Médica Oftalmologista Luciana Barbosa Carneiro