Itumbiara tem cultura
Eu sempre fui atraída pelo meio cultural, uma das minhas paixões é a leitura. Mas, a arte e a cultura se apresenta nas mais variadas formas e isso é encantador. Admiro quem consegue, mesmo que de forma árdua, viver somente da sua arte, levando às pessoas sua sensibilidade seja em forma de artesanato, música, literatura, enfim, nas diversas vertentes que a arte tem para se apresentar. É difícil um artista conseguir se manter somente da sua arte, a maioria tem um emprego formal e se dedica à arte somente no tempo livre, devido à falta de incentivo tanto dos governos municipal, estadual e federal.
Recentemente o governo federal aprovou a Lei 14.017, de 29 de junho de 2020, também conhecida como Lei Aldir Blanc que oferece uma renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura.
Esta lei destinou a todos os municípios brasileiros uma verba emergencial para contribuir com os artistas devido a pandemia da Covid-19. Os estados e municípios ficaram responsáveis em publicar os editais da Lei e fazer com que os artistas se cadastrassem para verificar se têm direito à este auxílio, bastando para isso, se cadastrar e providenciar os documentos necessários, para serem avaliados.
Em Itumbiara, o edital ainda não foi publicado, o Conselho Municipal de Cultura do município está atuando incansavelmente para que os artistas possam ser contemplados em tempo hábil, para que não corramos o risco da verba voltar para os cofres do governo, caso o prazo não seja cumprido. É preciso considerar que a área artística foi uma das mais atingidas com o isolamento, por isso a necessidade de agilidade. Neste espaço estaremos falando sobre fatos e acontecimentos na área da cultura da cidade, estado e a nível Brasil, pois é algo que sempre nos encanta. E não se esqueça, Itumbiara tem cultura e da melhor qualidade. Vamos juntos!