Câmara Municipal de Goiânia homenageia Hospital de Câncer Francisco Camargo e seus colaboradores
Em uma emocionante demonstração de reconhecimento, o vereador Denício Trindade foi o proponente de uma sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia, na noite de 25 de outubro, dedicada ao HCG – Hospital de Câncer Francisco Camargo. No total, 130 pessoas foram homenageadas pela Casa de Leis pelo engajamento ao projeto que está sendo implantado em Inhumas e será uma referência em tratamento gratuito de câncer para todo o Estado e País.
Idealizado pelo médico Wagner Miranda e Ana Maria Miranda, o HCG é um farol de esperança para todos que necessitam de amparo e tratamento em todo Brasil. As obras estão acontecendo, mas os atendimentos já começaram há dois anos através da Policlínica, que conta com uma equipe de 14 médicos e realiza mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas. Ainda neste ano, uma nova ala será inaugurada com mais serviços.
Denício Trindade destacou que o HCG é um projeto audacioso, que está se tornando grande graças ao apoio e solidariedade da sociedade civil. A comunidade tem desempenhado um papel vital em sua realização, contribuindo através de doações, leilões e uma infinidade de outras formas de ajuda. “Por isso, temos hoje a satisfação de homenagear 130 pessoas de quase 100 municípios goianos que já se uniram a esta nobre causa”, disse. Ainda conforme o vereador, é importante que o poder público também apoie a iniciativa, que visa dar acesso ao tratamento de uma doença que ainda sentencia tanta gente.
Ao receber a homenagem, o médico e idealizador do projeto Wagner Miranda reforçou que desde 2014 os esforços para tornar o HCG uma realizada começaram e que as conquistas até o momento não seriam possíveis se não fosse a contribuição de todos os homenageados na sessão especial. “Vocês fizeram e estão fazendo o milagre acontecer na maior casa de saúde desse país. São os amigos do Hospital de Câncer Francisco Camargo”, disse.
Wagner ainda destacou que, neste Outubro Rosa, o HCG teve a grata satisfação de ajudar a cidade de Abadia de Goiás a se tornar o primeiro município do Brasil a cumprir a diretriz da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que todas as mulheres de 40 a 70 façam os exames preventivos ao câncer de mama, anualmente até os 49 anos, e a cada dois anos até os 69 anos. “E este é só o início das muitas contribuições que desejamos oferecer à saúde da sociedade brasileira”, finalizou.