Conselheiros municipais de Anápolis são empossados e atuarão durante dois anos
Novos membros farão a interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos
A gestão municipal, por meio da Secretaria de Integração, empossou na manhã desta sexta-feira, 10, os novos conselheiros que irão integrar os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), de Políticas Sobre Drogas (COMPOD) e dos Direitos da Mulher (CMDM).
“Os conselhos são as instituições que fazem a ligação entre a sociedade e o poder público. São os conselheiros que atuam, que fiscalizam, que controlam. Hoje empossamos esses novos conselheiros sabendo que farão a diferença”, comenta o prefeito em exercício, Márcio Cândido.
Ao todo, 78 conselheiros, dentre titulares e suplentes, foram empossados para os três conselhos: 24 para o CMDM, 24 para o CMPDI e 30 para o COMPOD, e irão atuar pelos próximos dois anos realizando a representação e a interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. O papel de cada conselheiro é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas públicas que sejam dirigidas ao público ao qual o conselho representa.
Para a secretária de Integração, Eerizania Freitas, o governo municipal tem fortalecido a atuação dos conselhos municipais. “Hoje já temos nove conselhos fortalecidos. E uma gestão que fortalece esses conselhos de políticas públicas é uma gestão que provoca avanço nessas políticas”, comentou.
A secretária ainda pontuou os avanços na parceria entre a gestão pública com o terceiro setor, por meio das entidades que são fiscalizadas pelos conselhos municipais e que atuam na proteção das pessoas em vulnerabilidade social. “Temos escrito capítulos de avanços com essas parcerias. Uma gestão que repassa mais de meio milhão todos os meses para o terceiro setor é uma gestão que assume as suas responsabilidades com as políticas sociais”, finaliza.