Varejo alimentar é oportunidade de primeiro emprego e carreira
Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, emprega diretamente mais de 20 mil colaboradores
Parte essencial do varejo, o supermercado tem seu dia comemorado em 12 de novembro. A potência do setor é demonstrada na 46ª edição do Ranking da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) que, em 2022, alcançou um faturamento de R$ 695,7 bi, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição – supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança e e-commerce – representando 7,03% do PIB nacional.
No Brasil, o setor também está entre os principais empregadores, gerando renda para cerca de 3,2 milhões de pessoas, além de ser considerado porta de entrada para o mercado de trabalho. A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, emprega diretamente mais de 20 mil colaboradores nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, por meio das redes GBarbosa, Perini, Mercantil Atacado, Bretas, Prezunic, Spid, Giga Atacado e do Cartão Cencosud, negócio de serviços financeiros do grupo.
“É uma honra fazer parte da vida de tantas pessoas e poder contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. Trabalhamos diariamente para proporcionar a melhor experiência de compra aos nossos clientes, buscando sempre um diferencial no atendimento, na variedade de produtos e serviços para abastecer as famílias com qualidade”, afirma Sebastián Los, presidente da Cencosud Brasil.
Nos últimos anos, o grupo vem investindo e realizando importantes avanços para melhor servir aos clientes das suas lojas físicas e canais online. Implementação de terminais de autoatendimento, renovação da comunicação visual, modernização do layout de lojas, aplicativos para ativar ofertas exclusivas, e-commerce, clubes de vantagens, live commerce são alguns dos exemplos de ações realizadas pelas redes da Cencosud Brasil.
Carreira no varejo
Além de ser a oportunidade do primeiro emprego de milhares de pessoas, o setor é dinâmico e com possibilidade de crescimento na carreira. Esse foi o caso da Paula Catarina Rodrigues Aguiar Silva, de 40 anos. Ela entrou no mercado de trabalho como empacotadora aos 18 anos no Bretas, depois de muita dedicação e alguns anos de aprendizado, conquistou a vaga de gerente da loja. Ela atua na unidade São José em Goiânia.
Tanto na vida profissional, como pessoal, o supermercado faz parte da história de Paula. “É do supermercado a minha primeira e única carteira assinada”, enfatiza. Com o seu emprego, conquistou uma casa, um carro e, ainda, educa seus dois filhos. “O trabalho com o varejo foi de suma importância para eu aprender a trabalhar com pessoas. Para crescer profissionalmente em um supermercado basta querer, ter responsabilidade e desenvolver pessoas”.
Durante a sua carreira de 22 anos no supermercado, Paula Catarina se alegra ao revelar que ajudar no crescimento profissional de muitos colegas foi a maior vitória obtida. “Já formei encarregado, gerente de setor, entre outros. A principal conquista de um líder é saber aprender a formar pessoas”, revela. Paula entrou no Bretas como empacotadora, depois assumiu o cargo de operadora de caixa, chegou a ser orientadora, tesoureira, encarregada e atualmente gerencia uma das unidades do Bretas em Goiás.
Com 47 anos de idade, sendo 15 destes na Cencosud Brasil, Alexandre Augusto começou sua história no Bretas de Pedro Leopoldo (MG) como Auxiliar de Prevenção de Perdas. Condicionado como PCD (Pessoa com Deficiência), desde uma paralisia infantil na infância, não permitiu se abater perante as dificuldades que encontrou ao longo de sua trajetória.
Com passagens também pela área de Hortifruti, Alexandre hoje é Gerenciador de Depósito e Mercearia e lidera um time com 9 pessoas. Sempre disposto a compartilhar com seus companheiros de trabalho os aprendizados que vivenciou, ele relata que busca sempre “se espelhar em outros profissionais e aprender com eles para aproveitar novas oportunidades que aparecerem”.