Open finance: experiência do cliente é a chave para impulsionar o modelo

Por Marilyn Hahn, CRO e cofundadora do Bankly

Fim das taxas mensais nos bancos digitais, transações gratuitas com o Pix e outros serviços alavancaram a nova geração do sistema bancário no Brasil. Esses já foram os principais diferenciais competitivos de fintechs e outras instituições, mas a revolução tecnológica não para, e hoje a experiência do cliente é a nova prioridade.

O Open Finance, sistema em que o Brasil tem despontado como referência mundial, compartilha os dados do usuário entre os bancos, otimizando transações interinstitucionais, autorizadas pelo Banco Central (BC) e a movimentação de contas, produtos e serviços financeiros a partir de diferentes plataformas. Além disso, promete facilitar a comparação de ofertas e expandir o acesso ao crédito.

Porém, a abstração do conceito de finanças abertas traz desafios para todo o ecossistema. Apesar da vocação brasileira para inovação, o sistema ainda tem baixa adesão de clientes. Um estudo da Febraban de Tecnologia Bancária revelou que menos de 10% dos consumidores utilizam o Open Finance, em 80% dos bancos participantes da pesquisa.

O cruzamento de dados entre instituições gera insegurança nos usuários, mas uma experiência sob medida, proporcionada pelo uso inteligente das informações, pode ser a chave para alavancar o modelo.

Em um mercado com centenas de instituições financeiras responsáveis por bilhões de transações bancárias, relações personalizadas, baseadas na confiança, são essenciais. Especialmente em um universo globalizado onde o cliente se torna cada vez mais protagonista de suas escolhas.

O diferencial competitivo do futuro é fornecer uma jornada integrada, eficiente e surpreendente. Não há mais espaço para ofertas padrão e as empresas que investirem em soluções para criar experiências únicas se destacam de forma inteligente e aprimoram resultados por meio do Open Finance.

Sobre o Bankly

O Bankly é uma plataforma de Banking as a Service com sua própria licença bancária. Seu propósito é descentralizar a oferta de serviços financeiros permitindo que cada empresa possa virar uma fintech e criar e escalonar suas soluções. Para mais informações, acesse https://www.bankly.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *