Cervejas

Dona Lupulina é eleita a melhor cervejaria do Estado em concurso nacional. Com apenas três anos, a goiana já é considerada a melhor do Estado, com destaque tanto em cenário nacional e quanto internacional

Em seus três anos de existência, a cervejaria Dona Lupulina acumula conquistas grandiosas. Recentemente, repetiu o feito do ano passado e foi eleita a melhor cervejaria de Goiás, pelo Concurso Brasileiro da Cerveja 2024, realizado em Blumenau, Santa Catarina. Desta vez, a Dona Lupulina teve um total de sete medalhas, sendo três de pratas (Belgian Session Ale, Smoked Porter e Vienna Café) e quatro de bronze (Gose, Groodziskie, Quadrupel e Amber Weiss). A premiação rendeu a 16ª posição no ranking nacional das melhores cervejarias do País, dentre um universo de mais de 600 cervejarias e mais de 4 mil amostras.
Para a empresária, Renata de Farias, o feito é uma realização. “Vimos um sonho virar realidade”, vibra. Na European Beer Star 2023, realizado na Alemanha e considerado o principal prêmio cervejeiro, Dona Lupulina ganhou medalha de prata com a Dona Lupulina Grodziskie.
Na América do Sul, no Uruguai, pelo South Beer Cup, ganhou prêmio nas categorias South German-Style Bernsteinfarbenes Weizen, com ouro pela Dona Lupulina Amber Weiss, e bronze com a Dona Lupulina Grodziskie, na Historical Beer.

História

A história da Dona Lupulina se inicia em encontros de amigos na casa do casal Alexandre Zanatta Pacheco e Renata Machado de Farias, em 2016, com a fabricação de cerveja caseira. Motivados pelo sucesso de suas criações, o casal começou a estudar o cenário de cervejarias goianas: com forte presença de cervejas pilsen e cervejas importadas até de outros países, “Havia espaço para a venda de cervejas especiais”, recorda Renata de Farias, hoje proprietária da cervejaria.
Investindo em cursos de sommelier e mestre em estilos cervejeiros, os dois viajaram à Alemanha e à Bélgica, países conhecidos como berços da cervejaria especial, para conhecer de perto as rotinas de produção das cervejarias europeias, estudando todo o processo, desde os tipos de levedura utilizados, até ao tratamento e equipamentos aplicados. Assim, durante os anos de 2018 e 2019, Alexandre e Renata foram construindo uma forte base de conhecimento para montar a própria fábrica de cervejas especiais.
Como uma homenagem, o nome e a logo da Dona Lupulina foram criados para simbolizar a verdadeira essência das cervejarias, com a presença das mulheres, que nos primórdios eram as mestres cervejeiras, e nome Lupulina, que parte do princípio do lúpulo, o responsável por dar amargor à cerveja. A imagem da Dona Lupulina como a representação de um rosto feminino, com adereços no cabelo relacionados ao lúpulo, é uma mistura do tradicional e do moderno, representando a importância de se manter o clássico sem desistir da originalidade.
Em novembro de 2020, as cervejas da Dona Lupulina Cervejas Especiais começaram a ser vendidas em Goiânia.

Força feminina

Ao longo da história, por volta da Idade Média, a fabricação de cervejas e os cargos de mestres cervejeiros deixaram de ser atribuídos a mulheres e passaram a ser representados por homens. Ainda na atualidade, o mercado cervejeiro continua a ser majoritariamente ocupado por homens. Apesar disso, a força feminina vem tomando cada vez mais espaço dentro desse universo, e Renata de Farias enxerga a Dona Lupulina como contribuinte nessa mudança: “No nosso quadro, temos mais mulheres do que homens, inclusive no bar. Abraçamos essa ideia não por mulheres serem mulheres apenas, mas por demonstrarem critérios específicos, como ter maior cuidado, mais atenção em determinadas situações e possuírem, em geral, características bem-vindas ao mundo cervejeiro”, afirma a empresária.
Além de ser uma das poucas mestres cervejeiras de Goiás, Renata de Farias também integra há três anos, a bancada de mais de 100 jurados do Concurso Brasileiro de Cervejas, que aconteceu em março, em Blumenau, Santa Catarina, vindos de 21 países, em que reforçou a mensagem de representação feminina dentro do cenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *