‘Uma Visão sobre Goiás’ é lançado em Goiânia
Livro é um importante relato histórico do desenvolvimento do Estado a partir dos anos 1970, sob o olhar de Agripino Santos, com fotografias do renomado João Farkas
Em uma noite com convidados dos setores da economia, do agronegócio e representantes públicos, o Promenade Goiânia, da AFS Incorporação & Conceito, WV Maldi Incorporações e Joule Participações, lançou o livro Uma Visão sobre Goiás, uma iniciativa que demonstra o compromisso cultural do empreendimento com a cidade antes mesmo de ficar pronto. Além de residencial e bandeira v3rso da hotelaria do Grupo Emiliano, o empreendimento terá um charmoso mall gastronômico e cultural com restaurantes, galeria de arte e uma charmosa praça.
A obra, com 200 páginas, traz a história do Estado contada por meio de fotos do fotógrafo paulista João Farkas, além de relatos sobre alguns personagens importantes da história de Goiás. Um deles é Agripino Bastos Santos, que muito contribuiu com o desenvolvimento do agronegócio no estado e viveu até novembro de 2019. Sua história e legado orientou as imagens.
Uma Visão sobre Goiás foi idealizado pela empresária Ana Flávia Santos, filha de Agripino e CEO da AFS Empreendimentos. Para ela, o livro se tornou um rico relato, um documento histórico. “Essa obra traz muitas visões: a partir da arte, a partir da força do campo, e a partir de um empresário. É um relato a respeito de Goiás, que mostra a potência e a importância do agronegócio que evolui sem prejudicar a natureza”, descreveu Ana Flávia, durante o lançamento da obra, que conta o prefácio assinado pelo governador Ronaldo Caiado.
João Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza em contextos brasileiros como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia, foi convidado a fotografar Goiás pela primeira vez.
“Eu não tinha ligação alguma com o Estado. Ao receber o convite da Ana Flávia, comecei a pesquisar na internet, e fiquei maravilhado, principalmente com as águas que o Estado. É muita cachoeira, muito rio, não tem mar, mas tem muita água. Vi que daria um belíssimo livro”, conta João Farkas, que pesquisou a vida e hábitos de Agripino para retratar sua visão do Estado. Durante um ano, ele realizou expedições por Goiás para registrar o cerrado, as tradições, as pessoas, as cidades, além do agronegócio.
Entre os cliques feitos pelo fotógrafo por todo o Estado estão pastos, montanhas, cavernas, plantações, rios, comitivas, cachoeiras, relevo, cerrado, flores típicas, animais, cidades, comidas, pessoas e até pôr do sol. “Realmente, o estado é muito próspero, muito bem estruturado, e me surpreendi com tudo o que vi”, diz ele.
Farkas conta que ficou surpreso com a preservação ambiental do estado, apesar de sua forte vocação para o agronegócio. “O livro mostra que é possível construir um futuro próspero sem passar por cima daquilo que a natureza tem”, disse.
Os registros fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar uma das fotos que mais chamaram a atenção de Farkas: a cultura de milho. “Esta foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”.
Além do livro, algumas fotos das cinco expedições em terras goianas estarão expostas na galeria de arte do empreendimento Promenade, no setor Marista, cuja visitação é aberta ao público.