PRA QUÊ SERVE UM PRODUTOR CULTURAL?

Por Júnior Lamarca

Certa vez um colega da música, talentosíssimo, reclamou comigo que sua carreira não alavancava nem a custa de “reza braba”. Que já tinha tentado de tudo e nada acontecia. Eu questionei: você já experimentou contratar um produtor? Ele respondeu que não conhecia nenhum, com um sentado a poucos centímetros de distância dele: eu!
Me ofereci a produzir um pequeno projeto, na camaradagem, para ele sentir a importância. Ele aceitou! Nos reunimos, apresentei a proposta, o nome, o repertório, o cenário, o figurino e a agenda. Fizemos!
Esse colega é músico. Autoral. Já lançou 3 discos, um melhor que o outro. E, de Panamá pra lá, quase ninguém o conhecia. Apresentamos em 7 cidades, TV, rádio, jornal. Desde que eu acompanho sua carreira posso afirmar com precisão que foi o projeto que lhe deu mais visibilidade.


Ao final do projeto ele me chamou em um canto e me “demitiu” (risos). Disse que tinha arranjado outro Produtor. Esse Produtor me ligava cinco vezes ao dia para perguntar questões primárias da produção cultural como “o que é classificação”, “o que é release” e “qual a duração de show que eu coloco no projeto”. Liguei para meu “ex-patrão” e disse para ele pegar seu Produtor e, juntos irem às favas.
Desabafei!!!!
Então, voltando ao assunto do artigo, um Produtor serve para cuidar da parte burocrática e deixar o artista livre para cuidar do mais precioso: a Arte. 
Um Produtor também dá pitacos na proposta artística. Ele pensa, junto ao artista, a estética do trabalho. As estratégias de se chegar ao público, de tirar o máximo proveito de pouca estrutura, de fazer valer.
Um Produtor também cuida da agenda. É ele que apresenta o trabalho, que faz contatos, negocia, dialoga. 
Um Produtor também divulga. Agenda entrevistas, cuida das redes sociais, conversa com pessoas, vende o peixe.
Enfim, um Produtor é parte da banda. Se você faz parte de um conjunto com quatro integrantes e divide o “cachê” do bar (mais a jantinha) com os quatro, te aconselho a dividir em cinco e contratar um Produtor. Vai por mim! São atalhos que os tombos nas estradas, vão aparecendo. 
Se você é artista e também é Produtor, ótimo, mãos à obra! Se você quer dar mais atenção a seu trabalho criativo, evitar dores de cabeça, economizar neurônios e fios de cabelo, CONTRATE UM PRODUTOR!
Sobre o colega, “ex-patrão”, e seu Produtor, há tempos que não fazem nada.
Eu sigo produzindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *