Campanha Outubro Rosa em bares e restaurantes

Em 2024, ação de conscientização sobre câncer de mama leva o assunto para um delicioso happy hour. População está convidada para experimentar drinks cor-de-rosa não alcoólicos

A Campanha Outubro Rosa de 2024 sai de hospitais e consultórios e encontra a população nas mesas de bares e restaurantes locais. Vamos levar a temática para o happy hour da turma de amigos, afinal, quanto menos o câncer de mama for um assunto tabu, mais engajamento da população na busca de exames preventivos teremos, consequentemente, mais pacientes curados.

Por isso, convidamos bares e restaurantes associados à Abrasel e ao Sindibares e 33 deles se empenharam em fazer drinks cor-de-rosa não alcoólicos, que serão disponibilizados em seus cardápios durante todo o mês de outubro para o nosso Pink Hour. Que tal chamar os amigos e fazer um tour entre eles? Provar e se deliciar de momentos leves, ao mesmo tempo em que contribui para conscientizar a população goiana.

“Aproveitamos para fazer um outro convite muito importante: se você tem 40 anos ou mais, faça sua mamografia anual. Esse é o principal método de rastreio para o câncer de mama”, ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás, Dr. Alexandre Marchiori.

O mastologista ainda reforça que a ideia central do Pink Hour é levar conscientização de forma leve, humana e abrangente. “Temos a certeza de que vamos tocar muitas vidas com essa ação. Tirar o assunto de consultórios e hospitais e levar o tema ao encontro de quem realmente precisa dele. Com isso, nossa adesão será ainda maior!”, pontua o mastologista.

Cenário Brasileiro

74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, em 2024; esse é o número de mulheres e homens acometidos pela doença, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No público feminino, trata-se da neoplasia mais prevalente, excluindo o câncer de pele “não melanoma”. Contudo, o câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres no mundo inteiro.

Trata-se, porém, de um conjunto de cânceres tratáveis e, quando diagnosticado em estágios iniciais, apresenta altas chances de cura. “O problema é que ainda nos deparamos com tumores avançados, diagnósticos tardios e falta de acesso ao exame padrão ouro do diagnóstico, a mamografia”, observa o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás (SBM-GO), Alexandre Marchiori.

“Claro, existem tipos de tumores mamários extremamente agressivos, que não respondem às drogas mais modernas que temos, mas esses são mais raros. De modo geral, conseguimos tratar e dar qualidade de vida às pacientes com câncer de mama, mas precisamos que esses diagnósticos sejam antecipados, especialmente no Sistema Único de Saúde. Por isso é tão importante falarmos sobre a Campanha Outubro Rosa para que nossa população fique mais consciente dos sintomas da doença e de seus direitos, para cobrar nossos representantes públicos, quando necessário”, destaca o presidente.

A Campanha Pink Hour

O movimento Outubro Rosa, que incentiva a conscientização sobre prevenção do câncer de mama, ganhou neste ano, em Goiânia, o apoio da Abrasel e Sindibares e com isso foi criado a Pink Hour.

Durante todo o mês de outubro, estará no cardápio de 33 bares da região metropolitana de Goiânia drinks sem álcool e na cor rosa em alusão à campanha. São drinks refrescantes usando frutas, alguns com sabores cítricos e outros até com especiarias. Todos, além de bonitos e saborosos vêm com opções para os diversos paladares.  Nesses locais, os garçons estarão com avental rosa, nas mesas materiais da campanha e os clientes poderão se deliciar com um drink que vem com mensagem alertando para a importância da prevenção.

O objetivo é que, no momento de lazer e descontração, as pessoas também possam falar desse tema importante e receber ali informações sobre a campanha.  “Todos os dias passam centenas de pessoas pelos nossos bares, aqui conseguimos conversar com muitas pessoas e por que não aderir a essa causa nobre? Durante todo o mês estaremos com drink rosa que as pessoas vão experimentar e além da bebida que já chama atenção, estaremos com materiais informativos, alertando sobre o câncer de mama e incentivando todas as mulheres para a importância do diagnóstico precoce” destaca Danillo Ramos, presidente da Abrasel em Goiás.

Para o presidente do Sindibares Newton Pereira, discutir a prevenção, falar desse tipo de câncer é de extrema importância. “Tivemos uma grande adesão de bares querendo participar dessa ação, mostrando nosso papel de proporcionar momentos de lazer, mas também de levar a mensagem da prevenção, falar desse tipo de câncer tão comum” pontua Newton Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *