Psicóloga goiana inova no tratamento da Fibromialgia

Estima-se que cerca de mais de 60 milhões de brasileiros convivam com dores crônicas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED), que apontam que entre 30% a 40% da população pode ser afetada com a doença. Uma realidade que frequentemente compromete a qualidade de vida e a autonomia das pessoas, afastamento do trabalho, entre outros transtornos. Esse cenário motivou Jordana Ribeiro, psicóloga goiana e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidad Europea del Atlántico, na Espanha, a desenvolver uma abordagem pioneira no tratamento de fibromialgia e dores crônicas no país. A psicóloga lança, nesta quinta-feira (28/11), às 20h, em plataforma digital e de forma gratuita, a primeira pós-graduação do Brasil com este foco. A previsão é de que as aulas, em formato EAD, iniciem em janeiro de 2025.

Sua metodologia inovadora, que alia psicologia, neurociência e espiritualidade para promover o manejo da dor, despertou grande interesse no setor acadêmico e entre profissionais de saúde. A pós-graduação especializada na área e já aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), visa formar novos profissionais capacitados para tratar dores crônicas com abordagens não farmacológicas, destacando o papel da mente no processo de alívio e recuperação. Os milhões de brasileiros que convivem diariamente com essa condição têm impacto significativo na qualidade de vida, na produtividade e gera um fardo considerável para o sistema de saúde e a economia do país.

Segundo a especialista, busca-se, com os estudos, proporcionar bem-estar a pacientes que enfrentam diariamente esses desafios de conviver com dores persistentes, após, com sua metodologia de atendimento, impactar positivamente mais de mil pessoas em diferentes regiões do país. “Queremos oferecer uma alternativa segura, rápida e eficaz para essas pessoas que convivem com a dor crônica, que são muitas vezes julgadas e subnotificadas em seus problemas durante a busca por um tratamento. E a dor é algo urgente. Quem sente dor tem pressa. E acredito no potencial do ser humano em transformar a própria realidade, sendo a psicologia uma ferramenta poderosa nesse processo”, destaca Jordana, que afirma também ter impactado mais de mil pessoas com o novo método nos últimos anos.

Formação

Durante 12 meses, os alunos terão acesso a uma plataforma robusta de aprendizado, que inclui apostilas exclusivas, plantões de dúvidas mensais e ao vivo, além de um grupo no Telegram dedicado à discussão de casos clínicos. Entre os módulos oferecidos estão temas como: “Fundamentos do método NFI (não farmacológico e não invasivo)”, “Aspectos Nutricionais e Práticas Físicas”, “Manejo Clínico em Crianças e Adolescentes com Dor Crônica”, e “Sexualidade em Pacientes com Dor Crônica e Fibromialgia”.

A pós-graduação é destinada a profissionais que buscam se especializar no tratamento da dor crônica no Brasil, utilizando uma abordagem inovadora e com respaldo científico. O corpo docente conta com professores renomados, como Dr. Faustino Peron Filho, doutor em Reumatologia pela UNIFESP e mestre em Farmacologia pela Unicamp, e a própria Jordana Ribeiro, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidad Europea del Atlántico, membro da IASP e especialista em Leitura Corporal e Psicossomática. Para mais informações sobre o curso e inscrições, os interessados podem acessar o link https://pos.institutojordanaribeiro.com.br/dorefibromialgia.

Sobre Jordana Ribeiro

Jordana Ribeiro é psicóloga, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, especialista em dor crônica e fibromialgia. Pioneira no tratamento de fibromialgia sem medicamentos, Jordana trabalha para proporcionar uma vida sem dores a seus pacientes, utilizando técnicas e estudos psicológicos. Com mais de mil pacientes impactados e mais de mil profissionais da saúde ensinados por meio de cursos e treinamentos, Jordana se destaca como uma das maiores referências na área hoje no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *