Como ter um Bichinho de Estimação Economizado
NÃO COMPRE, ADOTE: Se você ainda não tem um bichinho em casa ou está pensando em ter outro, pense na possibilidade de adotá-lo. Há milhares de animaizinhos muito fofos para adoção em abrigos, ONGs e campanhas de conscientização. E além de economizar dinheiro, você ainda estará sendo colaborativo. Procure sites de abrigos, visite-os, confira a limpeza e situação geral dos animais, converse com o veterinário do local e adote seu bichinho. A venda, em sua maioria, estimula os maus tratos e a criação apenas para reprodução. Pense nisso. Adote.
CONHEÇA BEM SEU ANIMAL: Para começar, informe-se com um veterinário sobre os costumes e o comportamento, desde a alimentação até cuidados do dia a dia, para saber como tratá-lo melhor. E passe tempo com seu pet. Ele precisa de atenção para não desenvolver problemas como estresse e depressão (assim como nós humanos). Além disso, acompanhando-o fica mais fácil perceber logo quando houver algo de errado, evitando problemas mais sérios (e mais caros).
ESTEJA EM DIA COM AS VACINAS: Deixar de vacinar seu pet para não gastar dinheiro pode parecer uma boa economia na hora. Mas no futuro pode representar um gasto muito maior, além de ser ruim para a saúde do seu animalzinho.
FAÇA EXERCÍCIOS COM SEU PET:Saia para correr com seu cachorro; brinque de pega-pega; jogue novelos para seu gato; faça-o perseguir fios correndo. Esses são alguns exemplos de como manter seu animal saudável (economizando com a saúde dele) e também servem para você se exercitar e economizar até pessoalmente (com a academia, por exemplo).
DÊ MUITA ÁGUA, LIMPA E FRESCA: Assim como nós, os animais também precisam de água em abundância. Mantenha o pote sempre limpo e cheio de água fresca e garanta economia com a saúde do seu bicho de estimação.
DÊ A MELHOR COMIDA: Outra dica para economizar com a saúde do seu companheiro. Lembrando que a melhor não precisa ser a mais cara, mas sim a mais adequada para a raça, o porte, a idade, o ambiente e o gosto do seu bichinho.
COMPRE COMIDA EM GRANDE QUANTIDADE: Atacados e distribuidoras são ótimas opções para economizar com a alimentação do seu animal doméstico. Então, compre em grande quantidade de uma só vez, mas sempre atento à validade. Se seu bichinho é pequeno e come pouco, uma alternativa pode ser se juntar a amigos que tenham um com a mesma alimentação e possam comprar com você.
MANTENHA SEU BICHO LIMPO: Em vez de mandá-lo para o pet shop, você mesmo pode dar banho nele. E além de mantê-lo saudável e economizar, ainda se diverte e passa mais tempo com seu au-au ou miau.
SE É SIMPLES, TRATE VOCÊ MESMO: Leia, informe-se previamente com o veterinário e aprenda a tratar resfriados e verminoses, cortar unhas, limpar os dentes, etc. para economizar com o pet shop. Mas nunca medique seu bicho por conta própria sem conhecimento nem use remédios humanos nele. Ou o barato pode sair caro.
COMPRE PRODUTOS USADOS OU FAÇA VOCÊ MESMO: Antes de comprar uma casinha ou brinquedo novo, por exemplo, pesquise produtos mais em conta em sites de usados. Ou descubra como fazer você mesmo.
AO VIAJAR, CONFIE NOS AMIGOS: Hotéis para animais podem custar bem caro. Então, de acordo com o tempo de viagem, analise se é possível que um amigo vá a sua casa diariamente alimentar seu bichinho ou se algum amigo pode ficar com seu bichinho a casa dele por uns dias.
CRIE UMA PLANILHA FINANCEIRA DO SEU PET: Anotar com frequência nossos gastos nos ajuda a controlar melhor nossas finanças. E isso também vale para os gastos com seu pet. Você pode incluí-los na sua planilha financeira pessoal ou fazer uma planilha exclusiva para controlar os gastos com seu animal.