Criar Laços com seu Gatinho é Algo Especial
Único e maravilhoso. Isso inclui alimentar o seu peludinho, dar-lhe uma cama quentinha, água potável, cuidados veterinários e, acima de tudo, amar seu gatinho. Tire um tempo para conhecer a personalidade do seu animal de estimação, o que ele gosta e o que ele não gosta. Passe um tempo brincando com seu gato, ensinando-lhe como pular alto, saltar, correr rapidamente, como a mãe dele teria ensinado. Faça carinho em seu animal de estimação. Os gatos adoram rotinas, estabeleça uma com seu gatinho. Convide-o para ir ao banheiro consigo todas as manhãs enquanto escova os dentes ou se prepara para ir ao trabalho ou escola. Quando chegar a casa, chame seu gato para um carinho e uma guloseima. O tempo que passa junto dele o que fazem juntos vai criar o vínculo amoroso que criarão um relacionamento forte por muitos anos.
- Faça carinhos no seu gato com frequência, se for isso que ele gosta. Se ele gostar, irá ronronar. Acaricie-o até que ele caia no sono.
- Crie laços com um novo gatinho lentamente. Assim como você, um gato não vai fazer amizade instantaneamente com uma grande criatura desconhecida. Mostre a ele que o ama por pequenos gestos, como comprar-lhe guloseimas ou um brinquedo divertido. O mais importante é passar tempo com ele!
- Abaixe-se ao nível do gato. Quanto menor parecer, menos ameaçador será para um gato. Saia do sofá e se sente no chão com as pernas estendidas ou cruzadas e permita que seu gato se aproxime para o cumprimentar e cheirar.
- Dê amor a seu gato. Os gatos gostam de ser arranhados atrás das orelhas. Tente não usar muita força ao acariciar seu gato, ele poderá ficar tenso, nervoso e morder. Seja gentil quando estiver fazendo carinho. Também não dê palmadinhas na cabeça de um gato como faria com um cachorro. Em vez disso, acaricie o gato.
- Pode apresentar-lhe primeiro o seu cheiro, para quando se apresentar o gato já esteja familiarizado com ele. Faça isso entregando uma peça de roupa usada para que o gato cheire e durma em cima – quanto mais macia, melhor – ou esfregando a comida do gato em suas mãos antes de dar a ele. A oleosidade da sua pele ficará incorporada à comida e então uma atividade prazerosa (comer) vai ser associada ao seu cheiro.
- Seja pontual com a comida. Tente alimentar seu gato no mesmo horário todos os dias.
- Escove-o diariamente. Isso se tornará um momento muito especial de criação de laços com o seu gato. Alguns gatos poderão ao princípio não apreciar muito – basta ir com calma e descobrir do que seu gato gosta mais e parar quando ele parecer irritado.
- Deixe o gato dormir consigo. Muitos gatos amam dormir em camas, assim como nós. Eles amam a proximidade do seu calor e amam o conforto da cama.
- Livre-se das pulgas rapidamente. Se seu gato está se coçando muito, provavelmente tem pulgas. Trate as pulgas rapidamente. Porém, se for apenas uma coceira ocasional, ajude-o arranhando de leve onde parece estar coçando mais.
- Conheça o seu gato. Descubra o que ele gosta de comer, brincar, etc