Coletivo Aruá instala-se no Centro de Goiânia com o Projeto “Respira Aruá”

O Coletivo Aruá está com nova sede, agora localizada na Rua 24, nº 88, no Centro de Goiânia. O espaço histórico foi residência do escritor José Mendonça Teles, abrigando arte, cultura e literatura. A tradicional casa goianiense passa por um processo de revitalização e adaptação para se tornar um espaço multicultural, inclusivo e memorial.

Com o projeto “Respira Aruá”, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) municipal, por meio da Prefeitura de Goiânia, a Casa está sendo preparada para receber o público com melhorias estruturais, intervenções de restauro, substituição de toda a fiação elétrica e adequações físicas para garantir acessibilidade. Além disso, o espaço contará com um ambiente multifuncional destinado à oficinas e eventos culturais.

Um dos destaques do projeto é a Sala da Memória, que será mantida com os pertences de José Mendonça Teles, preservando a história e a contribuição do escritor para a cultura goiana.

O projeto foi idealizado pelas produtoras Laila Santoro e Mayra Chalub, com a reforma sendo acompanhada pelo engenheiro Jean Spíndola e o olhar atento do músico Cesinha Faleiro. Na segunda etapa, toda a Casa e acervo passarão por curadoria e pesquisa do Doutor e produtor cultural João Lúcio e da Mestra e professora de História Tâmara Neiva. A Comunicação é do Doutor e produtor cultural Lucas Lustosa, que tem desenvolvido a construção da identidade visual e cultural do espaço.

O retorno do Coletivo Aruá representa um marco para a cena cultural de Goiânia, reafirmando o compromisso com a memória, a arte e a democratização do acesso à cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *