O Cabra qeu MAtou as Cabars - foto Rubens Cerqueira.

Ao comemorar 29 anos, a Cia de Teatro Nu Escuro remonta um de seus mais aclamados espetáculos: O Cabra que Matou as Cabras

Com 20 anos desde sua criação, o palco desta reestreia em Goiânia será o Teatro Zabriskie, na próxima sexta e sábado, com entrada franca

Com quase três décadas de atuação ininterrupta e reconhecimento nacional, a Cia de Teatro Nu Escuro realiza em 2025 um projeto de manutenção que contempla a remontagem e circulação de quatro de seus mais aclamados espetáculos, incluindo a reestreia de O Alienista. A iniciativa inclui também a realização de oficinas formativas, digitalização de acervo e reformulação do site da companhia. Todas as atividades são gratuitas. A primeira temporada será do espetáculo O Cabra que Matou as Cabras, com apresentações nos dias 2 e 3 de maio, sexta e sábado, às 20 horas, no Teatro Zabriskie, em Goiânia. A entrada é franca e ocorrerá por ordem de chegada. Não haverá distribuição antecipada de ingressos.

O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, via Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas nº 16/2024.

Oficinas de formação

Além das temporadas teatrais, a Cia de Teatro Nu Escuro promoverá quatro oficinas a partir dos estudos e técnicas desenvolvidos ao longo de seus 29 anos de trajetória, voltadas a estudantes e artistas da cena goiana. Entre as atividades formativas, estão previstas oficinas de gestão cultural, acessibilidade, preparação corporal e musical, além de uma introdução à dramaturgia e processos criativos no teatro de grupo.

A oficina de introdução à dramaturgia será ministrada por Hélio Fróes, nos dias 9 de maio, das 19h às 22h, e nos dias 10 e 17 de maio, das 14h às 18h, na Oficina Cultural Gepetto. Já a oficina de processos criativos no teatro de grupo será conduzida por Lázaro Tuim, entre os dias 20 e 23 de maio, das 19h às 21h30, também na Oficina Cultural Gepetto.

Cada oficina oferece 20 vagas. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível na bio do Instagram da companhia: @ciadeteatronuescuro.

“O Cabra que Matou as Cabras” mistura humor popular e crítica social 

Com estreia original em 2004 e direção de Hélio Fróes, O Cabra que Matou as Cabras apresenta uma trama repleta de trapaças, traições e reviravoltas. A história acompanha um advogado vigarista que sobrevive aplicando pequenos golpes em seus clientes até se ver envolvido em um misterioso caso de assassinato de cabras e bodes. No enredo, uma teia de enganações se desenrola: uma esposa astuta trapaceia o marido advogado, que por sua vez engana um comerciante ganancioso, que engana seu empregado, que engana um juiz — que tenta enganar a todos.

A comédia, de humor visceral, explora as relações de poder e as hierarquias presentes no cotidiano, apostando no riso como força reveladora e libertadora. O texto é uma livre adaptação da peça medieval francesa A Farsa do Advogado Pathelin, de autor desconhecido, enriquecida com influências da literatura de cordel nordestina, esquetes de picadeiro, fábulas medievais, ditos populares e múltiplos elementos da cultura popular brasileira.

“Em O Cabra que Matou as Cabras, empregamos uma série de expressões da arte popular brasileira, tanto tradicionais quanto contemporâneas. Estão presentes a linguagem circense, o teatro de bonecos, a literatura de cordel, o repente nordestino e músicas populares brasileiras”, explica o diretor Hélio Fróes.

O espetáculo acumula importantes reconhecimentos: foi premiado como Destaque Cultural do Ano pelo Conselho Estadual de Cultura em 2005, integrou a Caravana Funarte e participou de diversos festivais nacionais. Em 2007, conquistou sete prêmios no 11º Festival Nacional de Teatro de Americana (SP).

Temporadas

Ainda em maio, a companhia apresentará “Plural” no Centro Cultural UFG, nos dias 14 e 15 de maio, às 20 horas. No dia 4 de junho “Barbas”, o 16º espetáculo da Nu Escuro, será apresentado no Centro Cultural da UFG, às 15 e 20 horas. Também em junho a companhia apresentará o teatro de lambe-lambe “Dramas ao Cubo”. O espetáculo vai para as ruas no dia 27, na Feira da Praça do Jacaré (Setor Criméia-Oeste), às 18 horas e na Feira das Nuvens (Setor Coimbra), no dia 29, também às 18 horas. 

De acordo com Lázaro Tuim, produtor executivo da companhia, estas temporadas em Goiânia foram pensadas com o objetivo da Nu Escuro estar mais próxima do público da cidade, que é berço da companhia. “Este um público extremamente receptivo e que vem acompanhando nosso trabalho no decorrer dos anos”, comenta o diretor. “A proposta é estarmos em diversos espaços e teatros da cidade possibilitando que públicos de várias localidades nos acompanhe”, explica sobre a escolha dos locais das apresentações.

Mais ações

Entre agosto e setembro, a companhia vai realizar um ciclo de oficinas teatrais com renomados diretores nacionais. Elas serão direcionadas aos integrantes da Cia Nu Escuro, com vagas adicionais para artistas goianos, incentivando a troca de experiências e o aprimoramento técnico. Os oficineiros serão os seguintes diretores: Fernanda Viana, do Grupo Galpão/MG; Tânia Faria, do Tribo de Atuadores ÓI Nóis Aqui Traveis/RS; Márcio Marciano, do Coletivo de Teatro Alfenim/PB e Henrique Fontes, do Grupo Carmim/RN.

No mês de junho, a companhia vai circular com “O Cabra que Matou as Cabras” e “Dramas ao Cubo” por Aparecida de Goiânia e Morrinhos, onde já estiveram e pretendem continuar o diálogo com o público, além de Cavalcante, cidade que receberá o trabalho da companhia pela primeira vez.

O projeto de manutenção será encerrado com a reestreia de “O Alienista”, um espetáculo que teve sua estreia quando a Cia completou dez anos. “Temos muito afeto por este trabalho que, por diversas questões saiu de nosso repertório, e agora avaliamos que seria um bom momento de revê-lo”, comenta Tuim. Ele compartilha que a versão 2025 terá uma nova leitura do texto de Machado de Assis com a contemporaneidade. “Vamos refletir sobre rótulos impostos pela sociedade, saúde mental, intolerância, ambição, poder, interesses políticos. Não será apenas uma remontagem e sim uma releitura a partir do que havíamos montado em 2006 com o momento que atravessamos agora”, antecipa.

Serviço:
Cia Nu Escuro apresenta temporada de “O Cabra que matou as cabras”
2 e 3 de maio – sexta e sábado
Local: Teatro Zabriskie (Av. Antônio Martins Borges, 121 – St. Pedro Ludovico)
Horário: 20 horas
GRATUITO – Por ordem de chegada
Cenas do espetáculo neste link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *