Afinal, é gordura ou inchaço?
Todas nós mulheres, ou pelo menos a grande maioria, temos a preocupação em manter o corpo em boa forma, nos sentirmos confiantes e a vontade com a nossa aparência.
Entretanto, existem alguns fatores que podem nos atrapalhar nesse processo de busca do bem-estar físico. Os hormônios, por exemplo. Mulher é um “bicho complexo”. Esses hormônios que antecedem a menstruação mudam nosso organismo completamente.
E com essas mudanças vem o stress, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas, vontade excessiva por doces, retenção de líquidos e consequentemente o inchaço abdominal.
Quando você está assim, é muito comum confundir o inchaço com gordura. As vezes já ficamos na paranoia quando olhamos no espelho e vemos uma barriga mais redondinha durante esse período, não é verdade?
A boa notícia é que existem diversas práticas que podem nos ajudar a reduzir esse inchaço. A primeira, são os chamados diuréticos naturais, que são alimentos que ajudam o corpo a se livrar do sal e da água, estimulando os rins a liberar sódio na urina. Optar por uvas, aipo, salsa, melancia, laranja e muitas verduras podem fazer você se sentir melhor.
O que tem me ajudado bastante durante esse período, são os chás diuréticos, como o chá verde, de cavalinha e hibisco. Que são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Mas, por favor, não leia isso como uma fórmula mágica para perder barriga ou medidas, até porque isso não existe. O uso de qualquer tipo de chá, mesmo que natural, deve ser sempre orientado por um fitoterapeuta ou profissional da saúde com conhecimento na área.
Se a sua digestão, assim como a minha, for mais lenta, evite consumir proteínas concentradas e carboidratos difíceis de serem processados como uma carne vermelha mais gordurosa, feijão, repolho e laticínios em geral. Aumente o seu consumo de fibras e a sua ingestão diária de água. Uma dica legal é sempre ter uma garrafinha ao seu lado. Assim não tem desculpas!
A prática regular de alguns exercícios físicos, também ajudam a reativar a circulação sanguínea, que alivia no inchaço. Você pode fazer algumas atividades leves diárias, como a caminhada e a elevação de calcanhar, que consiste em elevar o calcanhar, de um modo que você fique na ponta dos pés. É o famoso step, que com certeza você já ouviu falar. Além de melhorar a sua circulação, ainda vai ficar com as panturrilhas torneadas.
Quando chegar em casa, depois de um dia cansativo no trabalho, você pode se deitar e fazer uma elevação de pernas, uma atividade simples, mas que ajuda bastante a circulação da área inferior.
Se você já segue uma alimentação saudável e pratica atividades físicas regularmente, outra técnica que facilita o processo é a drenagem linfática. E falo por experiência própria, cuidado!! Porque se você ainda não fez, pode se acostumar facilmente com esse mimo.
A drenagem melhora a circulação sanguínea, combate a celulite, ajuda na recuperação de lesões musculares, colabora para a eliminação de toxinas do corpo e claro, melhora a sua qualidade de vida.
Essas são algumas ações que podemos colocar em prática para melhorar nosso estilo de vida, quando estivermos nesse período não muito agradável. Todas elas se complementam. A questão é manter o equilíbrio e a constância sempre. E não se preocupe demais, o inchaço é algo comum e a maioria das mulheres vão se sentirem inchadas em algum momento da vida.