A importância de se considerar a acessibilidade em projetos arquitetônicos

Projetos residenciais têm cada vez mais opções para se adequar

A Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), considerada verdadeiro marco civilizatório, representa um grande avanço na inclusão de PCDs na sociedade. Para que isso aconteça, é imprescindível que as construções contemplem, desde a fase inicial, na elaboração do projeto, essa parcela da população.

O primeiro passo para isso está na capacitação e qualificação de profissionais que vão desenvolver projetos atentos às necessidades deste público. Por meio do trabalho de arquitetos, engenheiros e projetistas, é possível atender às demandas de acessibilidade levando em conta importantes aspectos, como a garantia da qualidade do acesso para qualquer pessoa, estudando o perfil do usuário para lhe propor uma melhor experiência de uso.

Joaquim Coelho, diretor Comercial da Astra, aponta uma questão relevante em relação ao futuro desse mercado. “As empresas precisam estar preparadas para oferecer produtos e serviços que atendam a necessidade desse público, que busca por maior visibilidade e autonomia. A Astra está muito atenta a este cenário e pronta para melhorar a qualidade de vida e de moradia destes consumidores”.

Soluções

Neste sentido, a empresa oferece aos seus clientes soluções para ambientes residenciais, públicos ou privados de uso comum, com uma vasta linha de produtos que proporcionam maior autonomia e facilitam o dia a dia nestes locais. Os itens vão desde barras de apoio, assentos e botões de acionamento de descarga elevados, até bancos e cadeiras para banho, cortina para box, espelho e acessórios para banheiro, além de um modelo de banheira acessível de hidromassagem.

Grande parte destes produtos pode ser incorporada com facilidade nas obras em andamento ou já finalizadas – principalmente as residenciais -, e integrar espaços como banheiros, quartos, corredores, escadas, rampas, entre outros, tornando-os mais acessíveis.

Para estes casos, a avaliação do usuário é essencial, uma vez que ele poderá analisar, com o auxílio e orientação profissional, quando necessário, o nível (alto, moderado, baixo) e o tipo (física, intelectual, sensorial, motora, etc) da sua deficiência, e definir os produtos da linha de acessibilidade da Astra que melhor se adequam às suas necessidades e preferências.

Projetos

O projeto arquitetônico pode considerar projeções para futuras intervenções de acessibilidade universal e ambientes com funções reversíveis. Alguns exemplos são a instalação de rampas e de barras de apoio, indicadas para pessoas com dificuldade de locomoção, equilíbrio ou para quem busca tranquilidade e segurança para a família em todos os ambientes da casa.

Bons projetos devem manter a opção de conversão de ambientes e prever espaços que integrem a função atual, mas sejam também potenciais intervenções, que poderão ser facilmente incorporadas à residência.

Sobre Astra – A Astra S/A Indústria e Comércio é uma empresa multiespecializada que cria e comercializa produtos e soluções para o dia a dia das pessoas.

Com portfólio de 5.940 produtos, a marca distribui seus itens no Brasil e em mais de 30 países mundo afora. No Brasil, está presente em mais de 32.400 pontos de venda. Instalada em uma área de 102.400 m², dividida em cinco unidades, a Astra emprega cerca de 1.700 pessoas na região de Jundiaí, a 60 km da capital paulista. 

Referência no segmento de construção e acabamento, a Astra é anualmente premiada pela qualidade dos produtos e da prestação de serviço oferecida aos clientes e consumidores. Em 2018, entrou pela segunda vez consecutiva no roll das 1500 maiores empresas brasileiras, segundo ranking da Revista Empresas Mais, do jornal o Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *