Abertas inscrições para segunda fase do PaperLab no Distrito Federal
Programa de qualificação profissional, criado pela Paper Excellence e Programando o Futuro, vai selecionar 30 ideias empreendedoras para mentorias e desenvolvimento de negócios
Empreendedores do Paranoá e Itapoã, regiões administrativas do Distrito Federal, passarão por um processo de imersão com mentorias profissionais para viabilizar e tornar mais lucrativas suas ideias de negócios. A iniciativa faz parte da segunda etapa do projeto de qualificação profissional do PaperLab, o laboratório criado pela Paper Excellence – uma das maiores e mais diversificadas produtoras de papel e celulose do mundo e acionista da Eldorado Brasil – e pela ONG Programando o Futuro.
Realizada entre agosto e dezembro do ano passado, a primeira etapa do projeto capacitou 104 alunos em cursos de qualificação profissional e empreendedorismo. Foram mais de 275 horas de capacitação e 80 horas de mentorias para que os jovens e adultos da região desenvolvessem seus conceitos de negócio. Na nova fase, o PaperLab vai selecionar 30 empreendedores, entre eles alunos que desenvolveram suas ideias de negócios a partir da primeira fase do projeto.
Em maio, quando serão iniciadas as aulas, os alunos passarão por mais de 75 horas de lições teórico-práticas e mentorias de empreendedorismo. O objetivo é criar respostas para demandas reais da jornada do empreendedor de um pequeno negócio, passando por temas como posicionamento, marketing, inovação, comercialização, finanças, logística, entre outros desafios.
O PaperLab se compromete, ainda, em disponibilizar um apoio financeiro de R$500,00 para dez empreendedores selecionados, conforme o nível de maturidade do negócio. Avaliado e guiado por profissionais empreendedores, o aluno poderá utilizar o recurso para empregar em seu próprio negócio, seja na compra de insumos, logística ou para abastecimento de materiais para sua empresa.
O objetivo é que os novos empreendedores terminem as mentorias em julho de 2022. com um plano de negócios bem estruturado, dominando fluxos de produção, entrega e faturamento para finalmente caminhar com as próprias pernas no futuro. “Na primeira etapa do projeto, trabalhamos muito com situações hipotéticas, ainda desenvolvendo a coragem para quem desejava empreender”, conta Patrícia Mazzoni, coordenadora local do PaperLab. “Agora é hora de construir respostas práticas das dúvidas do cotidiano, finalmente colocando a mão na massa”, complementa.
Saldo positivo
Na primeira etapa do projeto foram apresentados conceitos como loja de roupas plus size; salão para cabelos afro; curso de pintura profissionalizante; ateliê de ecobags e produtos sustentáveis; sistema de mercadinho em condomínios; além de negócios para confeitaria, manicure e fotografia. “Observamos uma grande diversidade de expectativa e maturidade nos negócios”, conta Patrícia. “Nesta segunda fase queremos apoiar quem de fato já empreende formalmente ou informalmente”, explica.
O PaperLab foi inaugurado no ano passado e conta com uma sala composta por 15 computadores com acesso à interne e parceria do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CEDEP. A Paper Excellence disponibiliza infraestrutura, materiais didáticos e um corpo docente altamente qualificado à disposição para acompanhar os alunos em toda jornada do empreendedorismo. No DF, o projeto tem como parceira a ONG Programando o Futuro, que atua no fortalecimento das iniciativas da sociedade civil por meio do empoderamento digital de comunidades em todo País.
Interessados podem se inscrever por meio do preenchimento do formulário disponibilizado no site www.programandoofuturo.org.br ou comparecer presencialmente no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP): Quadra 9, conjunto D, área especial 1 – Brasília (DF).