Alimentação Saudável: como criar novos hábitos
A ingestão de bons nutrientes propiciada pela alimentação é essencial para uma boa saúde
O conceito de alimentação saudável vem ganhando cada vez mais força na sociedade contemporânea. Em relação às mudanças de hábitos e dicas para uma alimentação mais rica, a nutricionista do Cora Restaurante, Kamilla Araújo, explica que alimentação saudável é composta por um conjunto de alimentos que favorecem uma prática saudável para o funcionamento do nosso organismo. “Hoje temos o Guia Alimentar, proposto pelo Ministério da Saúde, que é um guia nacional que traz parâmetros sobre uma alimentação adequada. Nele tem algumas orientações para o bom funcionamento do nosso organismo”, orienta.
Uma boa alimentação é essencial para manter nosso corpo e mente em equilíbrio. Segundo a nutricionista do Sesc, Jéssica Dourado, a alimentação saudável requer a criação de novos hábitos. “É preciso fazer a ingestão de alimentos que sejam importantes, como fontes de fibras, carboidratos e proteínas”, frisa.
As profissionais explicam que alimentação saudável é diferente de dietas restritivas. “Dieta é um termo muito amplo. Não quer dizer que uma dieta seja necessariamente uma restrição de alimentos. Porém, alimentar bem é algo mais duradouro, é criar um hábito, uma rotina para se seguir a longo prazo”, orienta Jéssica.
“Com a restrição de alimentos a pessoa pode sofrer com alguma carência nutricional que, a longo prazo, pode comprometer a saúde do indivíduo”, complementa a nutricionista Kamilla.
De acordo com a chef do Cora Restaurante Escola, Mariana Rodrigues, as pessoas estão cada vez mais exigentes e procurando de se alimentarem bem. “Pensando nisso, sempre buscamos oferecer em nossos cardápios uma grande variedade de frutas, verduras, alimentos frescos, peixes, castanhas, entre outros componentes que são essências para o bom funcionamento do nosso organismo”, comenta.
Para muitas pessoas o maior empecilho de uma alimentação saudável está ligado com o custo dos alimentos. Jéssica Dourado explica que os novos hábitos já começam na escolha dos alimentos. “Alimentar bem, necessariamente, não precisa ser caro, basta racionalizar e saber fazer melhores escolhas”, explica.
Confira algumas dicas:
· Buscar alimentos da estação
· Ficar atento aos dias de ofertas em feiras e mercados
· Evitar alimentos industrializados
· Procurar montar pratos coloridos, com no mínimo cinco cores diferentes
· Consumir arroz e feijão, que são alimentos básicos, porém ricos em nutrientes.