Aparecida de Goiânia (GO) implementa tecnologia inovadora para complementar estratégia de controle do mosquito da dengue
Aparecida de Goiânia, segundo município mais populoso de Goiás, segue a tendência do país e enfrenta um surto de dengue em 2024, com mais de 9 mil casos confirmados. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde acendem um sinal de alerta para a urgência na adoção de medidas eficazes no combate à doença.
Com população superior a meio milhão de habitantes, segundo o Censo de 2022, a cidade se destaca como um importante centro regional. Diante do cenário preocupante, o município busca soluções inovadoras para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Diante desse cenário alarmante, a cidade adotou a tecnologia Aedes do Bem™ – uma solução biológica segura e altamente eficaz que usa mosquitos Aedes aegypti machos autolimitantes para combaterem a própria espécie, funcionando como um larvicida fêmea-específico e controlando as fêmeas que picam e transmitem doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A solução, desenvolvida pela multinacional de biotecnologia Oxitec, fundada na Universidade de Oxford, na Inglaterra e presente no Brasil desde 2011, está em comercialização desde 2021. Ela foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2020, após 3 anos de projeto-piloto no município de Indaiatuba, em São Paulo.
A Caixa do Bem PRO, voltada para tratar áreas amplas, é reutilizável e será instalada em áreas públicas da cidade. Já a Caixa do Bem MINI é reciclável, e será doada para moradores para complementar as ações de controle do mosquito em suas residências.
Ambos os modelos contam com um suporte plástico interno e um pote contendo os ovos dos mosquitos do Bem™. Ao serem ativados com água limpa, os ovos eclodem e os mosquitos machos se desenvolvem no interior da Caixa do Bem. Assim que os machos atingem a fase adulta, em cerca de 10 a 14 dias, voam para o ambiente urbano, procurando ativamente e acasalando com as fêmeas do Aedes aegypti. Deste cruzamento, apenas os descendentes machos chegam à fase adulta, herdando dos Aedes do Bem™ a característica autolimitante. O resultado é a queda do número de fêmeas transmissoras de doenças, e, consequentemente, o controle populacional direcionado do Aedes aegypti na área.
O Aedes do Bem™ age especificamente no controle do Aedes aegypti e não afeta outras espécies de insetos benéficos ao meio ambiente, como abelhas, borboletas e joaninhas; não causam nenhum dano ao meio ambiente, às pessoas e aos animais; não são tóxicos e nem alergênicos; não se concentram ao longo da cadeia alimentar e não causam efeitos adversos quando consumidos por outros animais.
A instalação das caixas Aedes do Bem™ PRO em Aparecida de Goiânia tem início previsto para esse mês. Elas serão distribuídas em 500 hectares, contemplando 10 bairros com maior criticidade de infestação de mosquito para tratamento por um período de 4 meses. Durante esse período, as Caixas do Bem desempenharão um papel ativo na redução da população de mosquitos transmissores, contribuindo significativamente para a proteção da saúde pública em todo o município. Os bairros que receberão as caixas Aedes do Bem™ PRO são: Setor Buriti Sereno, Setor Santa Luzia, Jardim Olímpico, Independência Mansões, Jardim Tiradentes, Setor Garavelo I, Setor Expansul, Setor Colina Azul, Bairro Independência e Setor Serra Dourada I.
Ao longo do tratamento de 4 meses, outras 54 mil caixas Aedes do Bem™ MINI serão distribuídas aos moradores durante eventos na cidade. Cada Caixa do Bem protege uma área de 5 mil metros quadrados ao seu redor. Isso significa que, mesmo que um morador não tenha uma caixa em seu quintal, ele estará protegido pela ampla área coberta pelas caixas instaladas nos arredores. Essa iniciativa visa não apenas mitigar os riscos de infestação pelo Aedes aegypti, mas também garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade de Aparecida de Goiânia.
A Estação da Limpeza, distribuidora autorizada do Aedes do Bem™ em Goiás que intermediou a negociação com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, capacitará os agentes sanitários do município, que serão responsáveis pela instalação e a manutenção das caixas Aedes do Bem™ PRO instaladas nas ruas dos bairros, além de esclarecer todas as dúvidas da população. Essa equipe também realizará a substituição dos refis a cada 28 dias, durante o período de tratamento.
“Neste último ano, o país tem enfrentado sérios desafios devido aos elevados índices de infestação do mosquito, exigindo uma resposta imediata. A adoção do Aedes do Bem™ por Aparecida de Goiânia – GO reflete o comprometimento do poder público com a busca de soluções inovadoras e eficazes para complementar seus protocolos no combate ao Aedes aegypti.”, afirma Natalia Ferreira, diretora da Oxitec Brasil.
Para a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen, a implementação da tecnologia da Oxitec representa um marco para a cidade. “Aparecida de Goiânia é pioneira ao adotar tanto as caixas PRO para os bairros, quanto as caixas MINI do Aedes do Bem™ para instalação dentro das residências das pessoas. O objetivo é garantir maior segurança à população. Esta iniciativa contribuirá para o controle do mosquito, porém é fundamental que cada morador continue cuidando de seu próprio terreno e quintal. Somente juntos conseguiremos superar esse desafio.”
O Gerente de Expansão da Estação da Limpeza, Sidnei Junior, também expressou sua satisfação com a parceria.
“Para nós, da Estação Limpeza, participar da implantação do Aedes do Bem™ no centro-oeste do Brasil é motivo de grande orgulho e está alinhado com nossos valores. Nosso foco é introduzir no mercado e na sociedade práticas sustentáveis e inovadoras, promovendo a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente”, disse.
Ação em Aparecida de Goiânia
Nesta 6ª feira, dia 17 de maio, às 9h, a Secretária Valéria Pettersen e o Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano da Silva, recebem autoridades e imprensa para o evento oficial de início das ações.
Na oportunidade será ativada uma Caixa do Bem PRO para demonstração.
O evento contatará com a presença da Coordenadora de Vendas da Oxitec, Luciana Medeiros.
Parcerias eficientes
Em Indaiatuba, cidade localizada no interior de São Paulo, em uma parceria com as autoridades municipais de controle de vetores, a Oxitec implantou um projeto piloto que demonstrou a eficácia na supressão de populações de Aedes aegypti em comunidades urbanas densamente povoadas da cidade. As liberações do Aedes do BemTM no município foram realizadas durante cinco anos, inicialmente supervisionadas pela autoridade nacional de biossegurança do Brasil, a CTNBio, e continuando após a aprovação comercial do produto em 2020. Os resultados deste projeto piloto foram publicados em 2022 na revista científica Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, e mostraram que durante o pico da temporada de mosquitos na região (novembro a abril), as populações do Aedes aegypti nas áreas tratadas foram até 96% menores quando comparadas às populações de mosquito de áreas não tratadas do município.
Vale ressaltar que o Aedes do Bem™ age especificamente no controle do Aedes aegypti e não afeta outras espécies de insetos benéficos ao meio ambiente, como abelhas, borboletas e joaninhas, além de não causar nenhum dano ao meio ambiente, às pessoas e aos animais, não serem tóxicos e nem alergênicos.
Sobre a Oxitec
A Oxitec é uma empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para controle biológico de insetos transmissores de doenças e pragas agropecuárias. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec é liderada por uma equipe apaixonada composta por mais de 15 nacionalidades e é apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial. Saiba mais em oxitec.com/br.