Bruxismo
Uma a cada cinco crianças tem bruxismo no Brasil; segundo pesquisa. Campanha realizada pela ABOR-GO no dia 18 de setembro com o tema “Mastigação, respiração e sono tranquilo – Ortodontia alinhada com você” vem para levar informação sobre bruxismo, apneia e ronco e conscientizar a população e profissionais do ramo acerca da qualidade do sono associada à saúde bucal. Ação acontece no Órion Business Health e Complex, com entrada gratuita
A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Seção Goiás (ABOR-GO), em virtude do Dia do Ortodontista – 20 de setembro, realiza durante esse mês uma campanha de conscientização sobre o bruxismo, apneia e ronco presente em todas as idades, inclusive durante a infância. Intitulada como “Mastigação, respiração e sono tranquilo – Ortodontia alinhada com você”, a campanha contará com uma ação gratuita que acontecerá na próxima quarta-feira, 18 de setembro, das 08h às 16h, no Órion Business Health e Complex.
A qualidade do sono atualmente é um problema que tem afetado muitos adultos e crianças. Cenário que tem repercutido na saúde em geral, seja cardíaca, controle da pressão arterial, no comportamento das crianças, sendo a qualidade do sono também associada a saúde bucal. É o que afirma a presidente da ABOR-GO, a ortodontista Neide Almeida, que aponta que um dos problemas são crianças com vias aéreas mais obstruídas e que também apresentam comportamento do bruxismo.
O bruxismo é uma contração muscular involuntária e repetitiva e é regulado pelo Sistema Nervoso Central (SNC), e que acomete uma a cada cinco crianças no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre com o problema, o que tem gerado preocupação entre pais, médicos e dentistas.
Segundo Neide Almeida, muitas vezes o diagnóstico não está sendo realizado por outros profissionais da saúde e que em uma simples consulta com o ortodontista, é possível observar padrões de formação da face. “Boca seca, lábios ressecados, gengivite, mordida cruzada posterior, palato (parte superior interna da boca, que funciona como um teto e um assoalho para a cavidade nasal) ogival – que é quando há um estreitamento ou curvatura do centro do palato. Essas e também há outras características que estão relacionadas a problemas de respiração bucal e que também afetam a qualidade do sono”, diz a especialista.
Neide Almeida menciona sobre a importância de se ter um diagnóstico correto para que seja feito o tratamento adequado. “Essa campanha vem para alertar tanto nós ortodontistas como também para que outros profissionais de saúde estejam embasados em conhecimentos, a fim de ajudar os seus pacientes. E claro, levar informação à população para que estejam atentos aos sinais e sintomas e procurem ajuda o quanto antes”, informa.
A presidente da ABOR-GO afirma ainda que é essencial o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, tais como otorrinolaringologista, pediatras (para casos infantis) e especialistas da medicina do sono.
Mais sobre a ABOR-GO
Presente no mercado há 30 anos, a instituição tem buscado sempre o aperfeiçoamento dos profissionais que são sócios a zelar pela ética e respeito aos pacientes, oferecendo cursos e capacitações para os profissionais especialistas e pós-graduando.
Segundo a associação, para se tornar um filiado o profissional precisa ser um especialista da área e estar inscrito no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Foto em anexo / Imagem Ilustrativa
SERVIÇO:
ABOR-GO realiza campanha “Mastigação, respiração e sono tranquilo – Ortodontia alinhada com você”
Data: 18 de setembro, das 8h às 16h
Local: Órion Complex – Entrada gratuita