CABO ROBERTO FALA SOBRE EVOLUÇÃO DE ARAPORÃ NOS 29 ANOS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE
Por Néci Dourado
“Nós estamos preparando Araporã para o futuro, mas a mudança na qualidade de vida das pessoas já é uma realidade.
A equipe de reportagem da Revista Tempo se considera uma equipe itumbiarense, mas é impossível não vincular a trajetória do Grupo Tempo, a história da cidade coirmã: Araporã. Com a divisa sendo feita pelo Rio Paranaíba, sendo limite também dos estados de Goiás e Minas Gerais, Araporã, com quase oito mil habitantes, é considerada por nós parte inseparável da história da região e os limites aquáticos não podem separar a cultura de um povo.
Dito isto, trazemos nessa edição uma entrevista com o Cabo Roberto (Roberto Wanderley do Nascimento), reeleito em 2020 Vice-prefeito de Araporã, ao lado da Prefeita Renata Borges. Na conversa abordamos assuntos relacionados ao trabalho já realizado, aos planos futuros, as dificuldades enfrentadas na pandemia e diversos outros assuntos e como a cidade caminha para ser referência em qualidade de vida no futuro. Confira a entrevista:
Revista Tempo: Cabo Roberto, como tem sido a sua experiência na prefeitura da cidade e como o senhor avalia esse momento de celebração dos 29 anos de emancipação?
Cabo Roberto: Eu sempre digo, com muita tranquilidade, que Araporã é uma cidade muito abençoada e podemos dizer que tem um cotidiano tranquilo. Dentro do Estado de Minas Gerais ela se desenvolveu nos últimos anos a passos largos e isso não é uma fala minha apenas, é uma constatação em fatos, em dados. Os números são positivos para a economia da cidade, para a educação, na qualidade de vida, na saúde, com obras e no bem-estar social e tudo isso é sentido no dia a dia. E isso não foi possível do dia para a noite, eu a prefeita Renata planejamos uma série de benefícios para Araporã, benefícios a médio e longo prazo, pensando especialmente em um desenvolvimento que se mantenha por anos e anos. A nossa meta era transformar Araporã na melhor cidade para se viver em Minas Gerais. Somos gestores que quando eleitos, entramos com o compromisso de preparar Araporã para o futuro e estamos fazendo isso. Com os recursos municipais e os recursos que recebemos do Estado e da União é perfeitamente possível realizar essa meta, e isso já está acontecendo.
Revista Tempo: E como tem sido os desafios nesse período de pandemia?
Cabo Roberto: No último ano e no começo de 2021 tivemos fortes obstáculos com a pandemia do Coronavírus, mas isso está assolando Minas, o Brasil e o mundo todo. Então não podemos baixar a cabeça, é um desafio universal e estamos enfrentando. Muitas pessoas contraíram a Covid, muitos foram hospitalizados e infelizmente ocorreram óbitos. Como aqui na cidade também somos quase que uma família, todos conhecem todos, sentimos ainda mais as percas e por isso os investimentos em saúde aumentaram, como por exemplo a recente reforma e ampliação do Hospital Municipal João Paulo II. Desde o começo estamos lutando e temos conseguido que nenhum cidadão araporense fique sem atendimento médico. Aproveitamos para prestar as nossas homenagens à todas aquelas famílias que perderam uma pessoa amada para essa doença.
Revista Tempo: A pandemia dificultou os investimentos?
Cabo Roberto: A prefeita Renata, com sua sabedoria e talento para a gestão pública, é uma administradora que poupou durante anos na prefeitura para ser utilizado em momentos de crise e por isso as obras e ações sociais não pararam por aqui. Nossa gestão visa responsabilidade fiscal, transparência e investimentos e dessa forma mantemos o nosso ritmo de progresso.
Revista Tempo: A reforma do Hospital Municipal João Paulo II tem qual importância nesse período de pandemia?
Cabo Roberto: Na época da ampliação e aquisição dos equipamentos não pensávamos ainda em pandemia, mas eu costumo dizer que Deus prepara tudo. Hoje o hospital é essencial no atendimento aos pacientes de Covid-19, e não só isso, ele abriu um leque de expansão nas nossas especialidades médicas, adquirimos excelentes equipamentos, ampliamos e modernizamos leitos, modernizamos o centro cirúrgico e possuímos um corpo clínico capacitado. E ainda temos projetos audaciosos para o João Paulo II, audaciosos mas possíveis. Se aquele hospital não tivesse passado por essa completa reestruturação ele não teria a mínima capacidade para a demanda atual. Felizmente Deus nos usou para fazer uma grande obra em prol das pessoas.
Revista Tempo: E quais as obras que estão sendo preparadas atualmente para beneficiar a população nesse ano que a cidade completa suas 29 primaveras?
Cabo Roberto: Vale destacar primeiramente esse projeto habitacional, onde entregaremos 40 casas a famílias que realmente necessitam. Essas casas serão entregues ainda em abril e no decorrer do ano e nos próximos anos queremos ampliar ainda mais essas habitações para as famílias. Atualmente a prefeitura identificou que 800 famílias de baixa renda possuem essa demanda da casa própria no município. Temos uma creche que também será entregue em breve a comunidade, construída através de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho. O turismo será também fomentado com uma avenida às margens do Rio Paranaíba, com rampa de acesso para atividades náuticas. E um sonho antigo que agora começa a tomar forma é a construção do lar do idoso, que vai funcionar no prédio onde hoje está a creche. Esse projeto é ambicioso mas muito necessário para amparar aqueles que tanto já contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade e merecem um lugar digno para longa permanência ou para passarem o dia com atividades e assistência médica. Esse é um projeto que não abrimos mão, é uma das prioridades da nossa gestão.
Revista Tempo: Para finalizar, qual o sentimento que o senhor tem hoje enquanto cidadão que adotou Araporã para ser à sua cidade?
Cabo Roberto: Eu cheguei em Araporã há mais de 20 anos, vim transferido de Ituiutaba pra cá, sempre servindo a população através da Polícia Militar. E depois de instalado aqui fui eleito vereador e continuei servindo a população, inclusive como presidente da câmara municipal. Hoje estou em uma nova etapa, eleito e reeleito vice-prefeito, continuo trabalhando para as pessoas, juntamente com a prefeita Renata à frente da gestão pública. O meu sentimento é de gratidão por essa gente querida, por essa terra que é a minha casa e onde decidi criar a minha família. Quero apenas agradecer a todos os araporenses e desejar à nossa cidade mais um feliz aniversário, de conquistas, de paz, de desenvolvimento e de progresso. Que Deus continue nos guiando e abençoando a nossa trajetória.