Café: goianos e mineiros têm gostos diferentes
O café é uma bebida apreciada por muitos. E o Brasil é o maior exportador e produtor da bebida no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores. Em média, 835 xícaras [por ano] são consumidas por uma pessoa no País. E segundo o Instituto de pesquisa Euromonitor, até 2025, deve-se aumentar para 1.050 xícaras.
E os fregueses das 81 lojas da rede Bretas em Goiás e Minas contribuem para esse consumo. Em 2021 foram comercializadas 8% a mais de toneladas de café torrado e moído quando comparado a 2020, incluindo as linhas especiais, vácuo e almofada, que também é conhecida como Pouch ou Stand Pack, se destacando pela venda ser superior ao do café a vácuo .
Para estar mais perto do consumidor, o Bretas conta com o produto de marca própria. Apenas no ano passado houve um crescimento de comercialização de 20% em relação ao ano de 2020.
E goianos e mineiros têm gostos diferentes quando o assunto é café. Os primeiros geralmente gostam da bebida mais adocicada, voltado mais para a linha tradicional e mais suave, enquanto os mineiros gostam de um café mais encorpado e forte. E para celebrar a data, os consumidores terão desconto na compra do produto pelo App.
O café é uma bebida muito regionalizada, fazendo com que os paladares e a forma de preparo sejam diferentes de uma região para outra. Por exemplo, em algumas regiões do interior de ambos os Estados, ainda há pessoas que usam o coador de pano e não o filtro descartável de papel.
Os tipos
Nas lojas Bretas é possível escolher diferentes tipos da bebida. Para cada gosto existe uma opção. São elas: o café almofada, vácuo, o cappuccino, em cápsula, os especiais de linha gourmet, além do café solúvel. Todos com seus respectivos sabores, aroma e intensidade de acordo com o tipo de bebida almejado pelo consumidor.
A diferença entre as linhas de cafés torrado e moído comercializadas está na embalagem e na seleção do Blend. Por exemplo, na opção vácuo todo o ar da embalagem é eliminado, fazendo com que haja uma maior conservação do sabor e aroma da bebida. A validade do produto é estendida em relação aos outros tipos e pode chegar até 16 meses. Enquanto, que na embalagem almofada , pouch ou stand pack a validade pode variar de 6 meses a 12 meses geralmente.
Já na linha de Café Especiais – que pode ser encontrado em diversas embalagens, como pouch e vácuo – a diferença é a composição do Blend. Para ser classificado um Café Gourmet deve ser composto 100% por grão arábica, tornando-se um café rico em sabor, acidez e aroma. Enquanto, que nos demais, usa-se um percentual de grão Arábica (característica de uma bebida mais adocicada) e Conilon (tem como característica um amargor mais marcante)para formação do Blend, definindo assim o tipo de bebida.