Cidades inteligentes usam tecnologia para a gestão eficiente

Por Sérgio Diniz*

São Paulo, dezembro de 2021 – Com o rápido aumento da população brasileira, que hoje ultrapassa os 213 milhões de habitantes, cresce também a necessidade por cidades inteligentes, ou seja, que usam a tecnologia para solucionar os problemas de ineficiência urbana. O planejamento e a gestão tornam-se extremamente complexos com a alta demanda por serviços públicos, como infraestrutura e mobilidade, saúde e segurança. No entanto, engana-se quem acredita que o uso das novas soluções beneficia apenas grandes cidades. A tendência mundial é usufruir dessas tecnologias para conectar pessoas, governos e espaços em todas as escalas, especialmente quando pensamos que bairros, cidades, estados e países são interligados entre si.

Uma das premissas de uma cidade eficiente é o acesso e, por isso, além da instação e aplicação das tecnologias, é muito importante criar uma rede de fibra óptica que leve internet gratuitamente aos cidadãos de baixa renda, estudantes, professores e demais munícipes, permitindo que toda a população usufrua dos serviços e espaços oferecidos. O contrário disso seria fomentar a desigualdade social. Um projeto tecnológico estratégico bem aplicado aproxima e equilibra, pois dá aos órgãos públicos uma visão precisa do que está realmente acontecendo em cada bairro, possibilitando a tomada de decisões assertivas utilizando menos recursos, algo como “ir direto ao ponto”. Com sensores que permitem medir, monitorar, registrar, automatizar comandos, atuar com agilidade e realizar melhorias, é possível sanar muitos dos problemas atuais enfrentados pelas cidades com pouco investimento inicial.

Apenas no caso da mobilidade, um exemplo são as soluções inteligentes de trânsito, capazes de adaptar o tempo de abertura e fechamento dos semáforos de acordo com o fluxo de veículos do momento, liberando as pistas com maior movimento e evitando engarrafamentos. No caso de um acidente, o monitoramento feito com câmeras e sensores permite que o fluxo seja rapidamente redistribuído para que o menor número de motoristas e passageiros seja impactado. Existem também painéis, instalados em pontos de ônibus, que mostram a localidade, trajeto e tempo de espera de cada rota do transporte público em tempo real, tornando todo o processo mais transparente para o usuário, que pode tomar decisões informadas e se programar. Com essa coleta de dados, é também possível solucionar problemas repetitivos e predizer eventos críticos. 

Mais conectada, a população também ganha novos canais para se manifestar e colaborar para a manutenção da cidade, podendo fazer denúncias via aplicativo, por exemplo, sobre buracos de rua, falta de coleta de lixo, entre outros. A ideia é ter uma população mais participativa e engajada, que se sinta responsável pelo seu município de residência. O conceito de cidade inteligente engloba também a sustentabilidade e qualidade de vida dos cidadãos, por isso, além da segurança e mobilidade urbana, é necessária a criação de mais espaços de lazer e convivência públicos, como parques e áreas verdes. Os gestores de uma cidade bem monitorada conseguem descobrir como otimizar os espaços públicos e transformar ou renovar áreas para permitir esse convívio.

Vale dizer que quanto mais conectada e eficiente é uma cidade, mais atrativa ela se torna para a população e para as empresas, ou seja, mais ela cresce economicamente, provando que a transformação digital é um círculo virtuoso sem fim. Tecnologias bem aplicadas aumentam a capacidade de adaptação de uma cidade, garantindo agilidade em sua gestão mesmo em caso de eventos incomuns como aconteceu na chegada da pandemia. Fomentar canais de comunicação direta e confiável com a população é fundamental para manter a sensação de segurança em momentos críticos, evitando o caos.

*Sérgio Diniz é gerente de contas na Seal Telecom

Sobre a Seal Telecom

A Seal Telecom, uma empresa do Grupo Convergint, é uma multinacional integradora de soluções. Com forte presença na América Latina, oferece soluções inovadoras de Áudio e Vídeo, Comunicação Unificada, Smart Buildings, Broadcast, Incêndio e Segurança, customizadas para as necessidades de cada cliente. A Seal Telecom é certificada pelas ISO 9001:2015 e 27001:2013 e mantém escritórios no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru, EUA, Europa, Ásia e Austrália com mais de 150 escritórios em todo o mundo, visite: www.sealtelecom.com

Sobre a Convergint 

A Convergint é uma integradora de sistemas, líder mundial do setor, de US $1,4 bilhão, que projeta, instala e presta serviços em segurança eletrônica, cibersegurança, alarme de incêndio e sistemas de segurança vital. Listada como integradora de sistemas no 1 no Relatório sobre as Principais Integradoras de Sistemas, da SDM Magazine, nos últimos três anos, a Convergint tem mais de 5 mil colaboradores e mais de 150 unidades espalhadas pelo mundo, incluindo forte presença na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais sobre a Convergint, visite www.convergint.com.

Mais informações:

sealtelecom@rpmacomunicacao.com.br

Gabriel Bacci  (11) 94143-4010

Larissa Rosa  (11) 99446-7886

Alana Barros

RPMA Comunicação

www.rpmacomunicacao.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *