Comida di Buteco chega à última semana em Goiás
Concurso termina no dia 5 de maio e tem petiscos a preço fixo de R$ 35
Termina no próximo domingo, 5 de maio, a 16º edição do Comida di Buteco em Goiás. O circuito, que compreende as cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, conta com a participação de 57 estabelecimentos que concorrem ao título de melhor boteco do Estado. Neste ano, os petiscos têm preço fixo de R$ 35.
O lema deste ano é “Somos Todos Buteco”. Com esse slogan, o concurso reitera mais uma vez o boteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco” em todo o país.
Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre, portanto a criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os ingredientes para os participantes, que criaram cada um dos petiscos da edição.
Realizado de Norte a Sul do País, o concurso envolve 27 circuitos no total e mais de 40 municípios. Cada circuito vai eleger os melhores botecos locais e, posteriormente, os vencedores concorrerão ao título nacional. Em Goiás, o campeão será anunciado no dia 21 de maio.
Iniciado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco abrange, atualmente, todo o País e chega a 24ª edição nacional, sendo a 16ª em Goiás. Em 2023 o concurso ganhou quatro novos circuitos e chegou a 1.000 botecos participantes em todo o Brasil. Um novo recorde foi alcançado em 2024, com 1.100 estabelecimentos por todo o país.
Dinâmica e premiação
O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois é eleito o melhor boteco e não o melhor petisco. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados, 50%.
Realizado em duas etapas, sendo a primeira regional e a segunda, nacional. Na primeira etapa, público e jurados locais avaliam os participantes da própria cidade. Os campeões de cada circuito recebem um novo corpo de jurados que visita e avalia os vencedores para que, então, seja eleito o melhor boteco do Brasil, que é anunciado em julho, numa festa realizada em São Paulo.