Conheça os sinais de calor excessivo em pets
Mesmo faltando quase três meses para a época mais quente do ano, várias regiões do Brasil já estão apresentando uma alta nas temperaturas. O clima mais quente pode incomodar muitas pessoas, e também pode ser extremamente desconfortável, e até perigoso, para os pets. Cães, gatos, roedores e até as aves podem apresentar sinais de que estão irritados com a alta nos termômetros e é preciso ficar atento para poder ajudar os peludos nestes momentos. Para ajudar os tutores a reconhecer estes indicativos e sobre quais atitudes tomar, a professora do curso de medicina veterinária da Una Jataí, que faz parte do ecossistema Ânima Educação, Thays Nascimento Costa Garcia, esclarece dúvidas sobre o assunto.
Para evitar situações desconfortáveis para o amigo de quatro patas, a especialista conta que o primeiro passo é ficar de olho no comportamento do animal, que pode ficar mais agitado, inquieto ou até parado demais. “Um dos primeiros sinais que percebemos, no caso de cães por exemplo, é a língua pra fora de forma constante e uma respiração ofegante, isso acontece porque esses animais realizam a perda de calor pela língua”, explica. Thays compartilha também que caso o tutor perceba o pet procurando sempre coberturas e pisos mais gelados para se deitar, também pode ser um indício de que o peludo está com calor.
Entretanto, existem outros sinais que os pets em geral podem apresentar e que precisam ser avaliados e acompanhados mais de perto pois significam uma desidratação. “Outras indicações começam a aparecer quando o animal já está em um quadro de desidratação inicial. Alguns exemplos são a salivação excessiva, um andar cambaleante, fraqueza, confusão mental, e até mesmo vômito, diarreia e batimento cardíaco acelerado”, explica ela.
Thays dá algumas dicas para os tutores adotarem e evitarem que os pets passem por problemas causados devido ao calor excessivo. A especialista explica que existem precauções gerais para todos os animais. “É sempre importante oferecer água fresca em abundância, manter um local fresco e arejado para os bichinhos, procurar fazer atividade física com eles sempre no final do dia ou bem no início da manhã, para evitar um clima mais quente e sempre oferecer água durante esses momentos. Além disso, é interessante estimular que os animais deitem em superfícies mais geladas, ao invés das caminhas de tecido, e para aqueles animais peludos, manter uma tosa mais baixa”, orienta.
A especialista finaliza dando algumas dicas mais específicas. Segundo ela, gatos não possuem o hábito de beber água constantemente, o que além da desidratação pode causar algum problema renal, por isso, uma opção é distribuir em toda a residência potes de água que fiquem à disposição do felino. Para cães, Thays aponta que é recomendado oferecer em alguns momentos cubos de gelo, que hidratam, refrescam e estimulam os peludos. Para quem tem roedores como porquinho-da-índia, chinchila ou coelho, uma dica é utilizar os ventiladores adequados a esses animais, e realizar a troca da forração, serragem, do fundo da gaiola com maior frequência. Por fim, em relação às aves, Thays orienta que as gaiolas sejam colocadas em um local em que não haja nem uma corrente de vento muito forte, nem em lugares com forte incidência solar, e que os banhos de sol aconteçam no início da manhã, quando o calor está mais ameno.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, a Una atua em Minas Gerais e Goiás, oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação além da pós-graduação. Posicionada entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 3 e 4 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.