Criadora de conteúdo que trabalha exclusivamente com redes sociais oferece dicas

As redes sociais avançam todos os dias e cada vez mais pessoas querem fazer parte desse universo. A criação de conteúdo para internet atrai homens e mulheres de todas as idades e para diferentes nichos, como jogos, beleza, maternidade, entre outros temas. Mas, para trabalhar com as redes sociais, é necessário ter foco, persistência e emocional forte.

Suzana Lira, produtora de conteúdo para TV e redes sociais e influenciadora desde 2009, explica que o primeiro passo para seguir essa carreira é conhecer a própria paixão profundamente. “Quando encontrar o seu nicho, aquele assunto que te motiva, independente do que for, comece a criar conteúdo sobre o tema, deixe esse tema claro na sua BIO para os seus seguidores entenderem rapidamente do que na sua rede se trata, e tentando sempre utilizar todas as ferramentas da rede social que você está querendo crescer”, relata.

Ao iniciar nessa jornada, outro fator importante é o engajamento, ou interação com seu público de diversas formas, comentários, enquetes, lives e etc. Crie posts que gerem debates e deixe seus seguidores à vontade para fazer comentários e compartilhar, crie conteúdos compartilháveis exemplo toda mãe antes de ter filho é perfeita, envie esse post para sua amiga que é uma mãe perfeita e etc, afinal é isso que vai fazer com que as publicações sejam visualizadas. Para Suzana, a essência é a forma como o material é apresentado, que deve ser leve e de fácil compreensão para os seguidores.

Mas se engana quem pensa que é necessário ser extrovertido para fazer esse tipo de trabalho. Muitos profissionais sérios utilizam suas plataformas digitais como ferramentas para disseminar conhecimento e são reconhecidos pelo material que produzem, como médicos, maquiadores, jornalistas e até mesmo donas de casa, algumas dessas pessoas também são tímidas e muitas vezes produzem conteúdo sem sequer mostrar o rosto.

 A profissão traz várias oportunidades com o decorrer do tempo, como conhecer pessoas interessantes, fazer viagens a trabalho, ter independência financeira, mas a principal dela é a flexibilidade de poder trabalhar de qualquer localidade.

Como qualquer outra profissão é necessário começar de algum lugar, não só com relação a seguidores como também em parcerias. “Acredito que qualquer negócio hoje em dia precisa ter uma presença online e estar atento à novas plataformas que são lançadas. Precisa sim crescer a presença online seja por meio de parcerias com criadores de conteúdo e/ou trafego pago mas hoje a presença online veio para ficar e a pandemia só mostrou o quanto essa realidade é cada vez mais necessária”. Suzana ressalta.

Para Suzana uma das vantagens da profissão é a flexibilidade do trabalho, para ela acompanhar cada momento da filha é o que a motiva. “Todo conteúdo que faço é vinculado ao meu lado mãe, seja moda, beleza, maquiagem. Até porque essa é a minha motivação, a inclusão das mães nas campanhas de moda, beleza e etc afinal de contas a mãe nao deixa de ser mulher porque teve filho não é mesmo? Muitas só precisam de uma mãozinha e palavra de encorajamento para voltarem a se cuidar e se sentir atraentes, e muitas das minhas seguidoras se identificam com isso” a influencer conta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *