Cubas para banheiros compactos: como escolher o modelo ideal?
Os projetos de banheiros e lavabos exigem atenção aos detalhes, seja do ponto de vista estético ou funcional, pois são ambientes muito utilizados pelos moradores e visitantes. Tem sido frequente a procura de soluções compactas e sob medida, seja pela metragem reduzida do apartamento ou da casa ou pela própria limitação do espaço.
A cuba se torna a protagonista nestes ambientes e, dada a variedade de modelos, cores e formatos disponíveis no mercado, é possível abusar da criatividade. Para ajudar na escolha da melhor solução, Claudia Tieko, designer de interiores da Lorenzetti, oferece dicas para a escolha da cuba ideal para banheiros e lavabos compactos.
A metragem. Antes de escolher a cuba, é necessário considerar as medidas da bancada que receberá a louça. “O ideal é que a bancada seja maior que a largura total da cuba, oferecendo espaço para kits de lavabo ou ao menos a saboneteira. É preciso se atentar também à metragem de distância do chão de, no mínimo, 75 cm da base da cuba”, indica Tieko.
Variedade. Em relação aos formatos, há uma grande diversidade de opções. “Trata-se de um critério muito pessoal do morador. Os modelos retangulares e quadrados são mais imponentes e possuem traços mais marcantes. A cuba redonda ou oval apresenta características de leveza e delicadeza. Já as cubas de canto são excelentes para otimizar espaço, enquanto a opção suspensa é ainda mais interessante, pois permite melhor aproveitamento de cada metro do ambiente. A dica é optar por versões que harmonizem com o metal sanitário e com a personalidade do projeto”, destaca a especialista.
O metal sanitário. A escolha certa da torneira, misturador duplo comando ou monocomando também são fundamentais. “Fique atento para decisão entre modelos de bica baixa ou alta. E quando aplicar nos modelos de cubas de apoio, com ou sem mesa, o ideal é evitar que a saída da água se choque com a louça e respingue fora da cuba. Além disso, é possível ter espaço suficiente para a higiene adequada das mãos”, complementa a designer.
A composição. O estilo do espaço que receberá a cuba pode implicar de maneira considerável na escolha da peça. “Caso o ambiente apresente decoração moderna, a dica é optar por cubas com design arrojado e em versões coloridas, como a opção na cor preta, que garante personalidade ao espaço. No caso do estilo clássico, a sugestão é aplicar cubas na cor branca, apostando sempre nos formatos mais tradicionais”, sugere Tieko.