Descubra como montar um roteiro de limpeza na empresa

Especialista dá dicas sobre o que priorizar e quando limpar cada parte do escritório para impressionar e fidelizar os clientes com um ambiente bem organizado

A higienização apropriada do ambiente comercial faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar a clientela. Há lugares que devem ser limpos diariamente, outros que podem ser higienizados em intervalos maiores e o roteiro pode variar de acordo com o segmento e o porte da empresa. Confira as dicas que Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, rede especializada em residências e endereços comerciais, separou.

  • Limpeza diária: os itens e espaços que devem ser revisados todos os dias são aqueles mais utilizados, como banheiros, cozinha ou copa, além da entrada e recepção da empresa, que funciona como um cartão de visitas do negócio. Também é interessante tirar o pó de mesas e aparelhos, varrer as salas e retirar o lixo uma vez por dia. 
  • Limpeza semanal: é a popular “faxina”. As salas, por exemplo, podem ser superficialmente limpas todos os dias, mas devem passar por uma higienização mais aprofundada pelo menos uma vez por semana. Outros locais que podem ser limpos semanalmente são: prateleiras, estantes, escadas, elevadores, corredores, sala de armazenamento de máquinas ou arquivo morto, vidros, janelas, portas e portões, garagem ou estacionamento, além de lugares altos ou de pouco acesso.
  • Adquira produtos por volume: uma ótima dica é optar por produtos de limpeza cuja compra possa ser feita em grande escala. Afinal, muitos locais de uso comum precisam ser asseados rotineiramente, como os banheiros, e o consumo de itens e produtos será alto. Acessórios, como vassouras, rodos e panos de chão precisam estar em bom estado.
  • Incentive a equipe a colaborar com a limpeza: alguns hábitos comuns, como jogar lixo na lixeira ou não deixar a xícara de café ou copo d’água na mesa, por exemplo, devem ser estimulados para manter a organização e tornar o processo de limpeza mais fácil. Uma sugestão é investir na terceirização do serviço. “A vantagem de contratar uma equipe especializada é não se preocupar mais com a aquisição dos produtos e a periodicidade, já que os profissionais terceirizados possuem esse tipo de controle e know-how”, finaliza o especialista.

Sobre Limpeza com Zelo

Com o objetivo de fazer limpeza pela saúde, a rede é especializada em residências, escritórios e condomínios, garantindo que estes estejam livres de qualquer tipo de contaminantes, como vírus, bactérias e germes. Os produtos e equipamentos utilizados contam com tecnologia de ponta, aprovados e com certificação Safeclean Europeia, o que torna a sua aplicação sustentável.  Atualmente, conta com mais de 100 unidades. Para mais informações, acesse: www.limpezacomzelo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *