Do robô de cozinha à culinária Sous Vide: tecnologias que todo chef deve conhecer
Inovação é a palavra que mais escutamos atualmente. É também a habilidade mais cobrada nas cozinhas. Mas é impossível falar de inovação sem falar em novas tecnologias e isso vale também para a Gastronomia. Inovar em sabores, produtos e cardápios todo grande chef de cozinha faz com maestria. Mas o que percebo entre os profissionais da minha área é uma realidade que precisa ser avaliada.
Ao entrar em cozinhas de grandes restaurantes, confeitarias e buffets que possuem um cardápio extremamente atrativo aos olhos e paladares, encontramos um ultra congelador, uma Thermomix™ ou até mesmo aparelho de sous vide e muitos profissionais da Gastronomia podem julgar que esses equipamentos sejam de alta complexidade ou robôs complicados que fazem tudo sozinho.
Bom, infelizmente não fazem tudo sozinhos, mas fazem grande parte do trabalho, sendo ajudantes confiáveis no dia do cozinheiro. O melhor de tudo isso é que os resultados dos produtos, quando aplicados e programados corretamente, são quase sempre os mesmos (digo quase sempre porque quando se trata de produtos de safra não conseguimos esse controle), mantendo assim a padronização que a cozinha tanto busca no dia a dia.
Aproveito para listar dois equipamentos que quando lançados mudaram o modo de pensar em como cozinhar e hoje são muito usados. Segue um breve resumo do que é cada um e de como funcionam.
· A Thermomix™ TM6 é o robô de cozinha alemão produzido pela Vorwerk. Esta é uma maravilhosa solução para cozinha, pois reúne em um só equipamento várias funcionalidades que substituem diversos eletrodomésticos e utensílios de cozinha, como o liquidificador, a batedeira, o mixer e até o fogão. Ela amassa, corta, bate, mistura, pesa, emulsiona, cozinha, tritura entre várias outras coisas.
· Sous vide é um termo circulador que cozinha em baixas temperaturas os preparos a vácuo e imersos em água, mantendo assim suas vitaminas e sabores naturais que seriam perdidos pelo contato com o ar e a água. A função do Sous vide é manter a umidade, o sabor e as características nutricionais dos produtos até o momento de serem consumidos.
Estar aberto a aprender novas tecnologias de equipamentos pode ser um pouco assustador para nós, profissionais, pelo medo de sermos substituídos, mas no lugar desse medo podemos colocar a vontade de aprender e ser especialista nas novas tecnologias e nos novos equipamentos, enriquecendo assim os nossos conhecimentos. Não distante disso, podemos encarar esses equipamentos como nossos aliados para facilitar e nos ajudar em grandes e pequenas preparações com alta complexidade e até mesmo nas mais simples.
Por Geordanna de Barros Neto Rodrigues, instrutora de Gastronomia do Senac Goiás