Documentário mostra potencial transformador da economia criativa no Brasil

Segunda temporada do Brasil Criativo܂DOC rodou o país para contar a história de 15 empreendedores e negócios vencedores do Prêmio Brasil Criativo em 2023

Legenda: Heitor Salatiel, fotógrafo e gestor de experiências culturais (Integrante do Guia Negro, um dos projetos vencedores do Prêmio Brasil Criativo)

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Instituto Brasil Criativo promoveu uma sessão première da segunda temporada do Brasil Criativo܂DOC, o documentário oficial da economia criativa brasileira. Apresentada pelo Ministério da Cultura e a 3M via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sebrae, a produção audiovisual rodou o país para contar a história de 15 empreendedores e negócios vencedores da 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo (2022/2023).

O documentário conta com cinco episódios e foi produzido pela Originals Media House, com produção executiva de Lucas Foster, diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade e direção de Kaio Garcia, vencedor em 2014 da premiação Narrativas do Brasil, concedida pelo YouTube Brasil e considerado um dos grandes talentos da nova geração de diretores brasileiros.

A produção será exibida em breve nas plataformas digitais de streaming. “O desafio maior foi contar pequenas histórias em uma grande história. Criatividade como instrumento de revolução em andamento, vencedores como personagens da jornada e o Prêmio Brasil Criativo como capacitador e conselheiro dessa travessia”, afirma Kaio Garcia.

O projeto retrata a diversidade das iniciativas e a potência da criatividade por meio de criações e inovações em diversas áreas como arquitetura, design, moda, publicidade, games, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, música, expressões culturais, patrimônio, editorial e artes cênicas. “Atualmente, a economia criativa representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega 7,4 milhões de trabalhadores no país. Precisamos contar essa história para o mundo com personagens reais que estão transformando a realidade de suas comunidades e da economia brasileira como um todo a partir de sua criatividade”, pontua Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e diretor geral da Organização Mundial da Criatividade.

“Esperamos que os espectadores do documentário sejam inspirados pelos valores nele apresentados, como criatividade, colaboração, empreendedorismo e sustentabilidade, fortemente conectados aos valores da 3M, que apoia o Prêmio desde a sua primeira edição”, diz Layza Mesquini, líder de marca e comunicação da 3M Brasil.

No evento de lançamento que contou com autoridades, profissionais e entusiastas ligados ao ecossistema brasileiro de economia criativa, o Instituto Brasil Criativo também apresentou o calendário de atividades da 5ª edição do Prêmio Brasil Criativo 2024/2025, que também celebra os 10 anos da premiação. O lançamento da próxima edição acontecerá no dia 21/04/2024 com cerimônia de premiação prevista para o dia 14/11/2024, além da realização da Feira Brasil Criativo em 21/04/2025 e o lançamento da terceira temporada do Brasil Criativo܂DOC em 17/11/2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *