Drinks com erva-mate são inusitados e super energéticos
Com ou sem álcool, bebida reúne substâncias naturais de estímulo ao organismo. A cafeína é uma delas.
Natural e, também, brasileira, a erva-mate pode ir muito além do chimarrão. A literatura mostra que a composição química da erva-mate é complexa, apresentando vitaminas, minerais, ácidos graxos, fenóis, glicose e cafeína (a cafeína é um alcaloide estimulante que acelera o metabolismo e, neste caso, é supernatural).
Estudando a anatomia da erva-mate e tudo o que ela pode oferecer, a Gourmate, marca recém lançada no Brasil que inclui a planta em uma linha especial de produtos, preparou de modo inédito blends, ou seja, chás cuja base é a erva-mate e que reúnem outros sabores em suas embalagens, correspondendo à temática da série 4 Estações. Quando misturado com bebidas alcoólicas, o chá se torna um drink altamente energético, refrescante e saboroso.
“As pessoas podem fazer o blend com álcool e, depois, com o próprio blend que usou, fazer um chá para revigorar”, explica a empresária e MateBlender da Gourmate, Carla Mikolaiewski.
A marca disponibiliza em suas redes sociais receitas da combinação blend + cachaça ou gin + acessórios. Quem comprar o produto via site, recebe, ainda, as receitas impressas. Para quem quer aprender como preparar a bebida, é só acompanhar o workshop com Paulo Silva, bartender da região de União da Vitória/PR, que criou drinks exclusivos com erva-mate. (vídeo está disponível no YouTube da marca)
Linha especial de chás para o Carnaval reúne sabores das quatro estações
Para quem prefere apenas o blend sem álcool, sem problemas. “Cada receita tem a sua peculiaridade. No geral 1 colher de sopa em 200 mls de água quente, antes da fervura já dá pra fazer uma boa infusão. Se deixar na geladeira, vira um chá gelado. É possível fazer a mistura mais concentrada e acrescentar gelo ou, também, utilizar a técnica cold brew [extração a frio], em que o blend é colocado em água natural e deixado na geladeira no mínimo por quatro horas, e mesmo assim haverá extração de sabor e propriedades da erva-mate e dos outros componentes do blend”, sugere Carla Mikolaiewski.
Para quem tem mais de 18 anos e prefere uma dose extra de sabor, é possível acrescer álcool em drinks feitos com os blends. “São opções de bebida natural, saudável, sem açúcar, sem glúten ou lactose. É interessante saber que cada método de infusão/extração escolhido pode trazer variações de sabor e benefícios e isso é perfeito!”.
Conheça a linha 4 Estações
Primavera: É doce e colorido, vibrante como o amarelo da calêndula. Tem erva-mate verde, manga, calêndula, jasmim e quinoa vermelha.
Verão: Refrescante e cítrico. Tem limão, abacaxi e gengibre, além de erva-mate verde e linhaça dourada.
Outono: Delicado e agridoce, além de possuir uma cor única. Estão presentes no blend: camomila, uva branca, cereja e flor de hibisco.
Inverno: Termogênico e levemente picante, para aquecer. Leva coco queimado, cravo-da-índia, rasurado de urucum e amaranto.
Sobre a Gourmate:
A marca foi lançada no fim de 2021. Ela é um subproduto da Agroindústria Qualitá, empresa que fica em Cruz Machado/PR e que atente todo o Brasil. A Gourmate reúne itens saudáveis, práticos e saborosos. No caso dos chás, por exemplo, os blends podem ser consumidos quentes ou frios, em drinks ou adicionados ao popular chimarrão. Já as releituras dos temperos chimichurri, ervas de Provence, lemon pepper e mix prático podem ser usadas na maioria dos pratos salgados.
Sobre a Erva Mate no Paraná:
Para o Paraná, a erva-mate foi fundamental. Ela colocou o estado no mapa do Brasil, chegando a representar 85% da economia no final dos anos 1920. O ciclo econômico da planta começou em 1820 e terminou junto com o restante da economia mundial na crise de 1930. Até o período, foi a base econômica regional.
Serviço:
Os blends podem ser encontrados na loja Universo do Mate em União da Vitória/PR (BR-153, km 501), mas também via e-commerce pelo site da Gourmate, www.gourmate.com.br, para todo o País.