E[cs]xtas[y]e – Uma história de Romeu e Julieta como você nunca viu!

Espetáculo do Fábrica Grupo de Teatro reinventa o clássico de Shakespeare com música, poesia, acessibilidade e emoção de sobra

Prepare-se para se apaixonar — de novo, e de um jeito completamente diferente. Um dos maiores clássicos da dramaturgia mundial, “Romeu e Julieta”, ganha nova vida, novo ritmo e nova alma em “E[cs]xtas[y]e – Uma história de Romeu e Julieta”, espetáculo do Fábrica Grupo de Teatro, que reestreia em Goiânia com ingressos gratuitos nos dias 23, 24 e 25 de abril, no Centro Cultural UFG.  A produção, que marca o retorno do Fábrica após um hiato de oito anos, conta com recursos do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, apoio da Meglio Interiores e patrocínio da Ionix.

Música, teatro, amor e humor, com entrada franca e interpretação em Libras. Nesta terceira remontagem pelo Fábrica, o grupo convida o público a uma verdadeira jornada sensorial, onde o amor é cantado, vivido e interpretado por três Romeus e três Julietas, simultaneamente. Uma metáfora poética sobre o tempo e a intensidade dos sentimentos — da paixão que arrebata à cumplicidade que atravessa décadas. 

“Ainda tínhamos muito a dizer com essa obra”, afirma o diretor e dramaturgo Wellington Dias, veterano das artes cênicas e um dos fundadores do Fábrica. “Nesta versão, todas as músicas são em português, com destaque para compositores goianos. E isso muda tudo — aprofunda a identificação, fortalece a emoção.”

Ópera Rock regional, vídeo mapping e figurino gótico 

A trilha sonora promete emocionar o público e os próprios artistas. “Tudo está lindo! As músicas foram cuidadosamente escolhidas para nos emocionar profundamente. Como atriz e cantora, me sinto tocada em cada momento do espetáculo. Tenho certeza que muitas pessoas vão cantar junto com a gente!”, aposta Clara Couteiro.

O espetáculo é uma ópera-rock visceral, embalada por sucessos do rock, do pop e da MPB, com arranjos impactantes e interpretação arrebatadora. “O amor é o nosso combustível, e o palco, o nosso altar”, define o ator Marcelo di Castro, um dos Romeus da montagem. “Mostramos o amor nascente, o amor que escolhe ficar e o amor que nunca morre.”

A montagem é um verdadeiro espetáculo visual. A cenografia e vídeo mapping de Paulinho Pessoa mistura tradição italiana com elementos contemporâneos: cubos, plataformas e correntes transformam o palco em um grande relicário de paixões humanas. Os figurinos, assinados por Layon Berigo, misturam o estilo elizabetano com a rebeldia do século XXI — uma fusão de blue jeans gótico, rendas e atitude rock’n’roll.

Acessibilidade: Versão para pessoas autistas e interpretação em Libras

E se amor é linguagem universal, o espetáculo também faz questão de ser inclusivo: todas as sessões da primeira temporada contam com interpretação em LIBRAS, e uma versão exclusiva para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será apresentada em agosto. Nesta edição especial, luz âmbar, música acústica e ausência de cenas de conflito garantem o conforto e a participação de todos. “É um presente poder dirigir essa versão”, celebra a bailarina e especialista no tema, Manu Marinho.

Gabriela Colorida, a “ama” das Julietas, emociona-se ao falar sobre a importância do projeto: “Estamos contando essa história sob o olhar da nossa geração, com nossas dores, nossas lutas e nossa esperança no amor. A arte é eterna, como o amor que ela representa.”

O Diretor

Wellington Dias é um artista com uma trajetória de destaque no cenário cultural. Sua carreira como ator iniciou-se em 1989, e como diretor de teatro em 1998, acumulando prêmios em ambas as funções. No teatro, sua experiência se estende desde a atuação e direção até a produção.  Em 2002, fundou com Edson de Oliveira e André Srur o Fábrica Grupo de Teatro, responsável por produções como “Romeu e Isolda” e a performance “O Operário em Construção” (em cartaz por 10 anos), ambos premiados em diversos festivais. 

Wellington Dias também marcou presença no cinema como ator nos longa-metragens “Uma Saga Brasileira” de Pedro Augusto e “O Tronco” de João Batista de Andrade, no curta “A Voz do Pirralho” de Alexandre Tavares (USP-SP) e no recente telefilme “Levanta Regiane” de Milena Ribeiro.

Além de sua atuação artística, Dias vem contribuindo para o campo cultural como curador, jurado e debatedor em eventos por todo o Brasil., tendo atuado como técnico de apresentações artísticas do Sesc Centro e Conselheiro de Cultura do Estado de Goiás. O produtor também é fundador e sócio proprietário da Dias e Melo Assessoria.

Sinopse

Três Romeus e três Julietas, que fazem da mais conhecida história de amor já contada, uma jornada ao encontro de nossas paixões, perdas e amores eternos. Sentimentos que podem durar um momento, e ainda assim significarem uma vida. O amor nos deixa em êxtase, ao passo que é uma droga que nos embriaga, nos fere e nos faz querer sempre mais. Ainda em dúvida sobre estarmos interpretando um drama ou uma comédia, E[cs]xtas[y]e é embalado por sucessos do rock, do pop e da MPB, e sua veste cênica mistura o blue jeans gótico e desfiado de um conturbado século XXI com saiotes e rendas de uma agitada idade média renascentista. Anacrônicos, posamos esse amor, dissociados de tempos cronológicos, para interpretar uma sociedade que se deseja plural e moderna, ainda que em tempos de barbáries ideológicas.

FICHA TÉCNICA – Fábrica Grupo de Teatro

Texto e Direção: Wellington Dias

Direção Musical: Ingrid Lobo / Arranjos: Ingrid Lobo e Bernardo Aguiar

Preparação Vocal: André Nunes com colaboração de Adriana Lemes

Coreografias: Thiago Spósito

Cenografia e Identidade visual: Paulinho Pessoa

Figurinos: Layon Berigo / Visagismo: Jéssica Moraes (Lume Produções)

Combate Cênico: Alan Foster com assistência de Clégis de Assis

Iluminação: Sérgio Galvão

Elenco: André Nunez, Cadu Freitas, Chris Fagundes, Clara Couteiro, Gabriela Colorida, Igor Leone, Layon Berigo, Marcelo Di Castro, Marcos Honda, Malu Nunes, Thais Dwik e Yara Baylão.

Produção Executiva: Dias e Melo Assessoria Cultural

Produtora Geral: Fernanda Fernandes / Produtora de campo: Suzana Leite

Produtor: Reginaldo Melo

Microfonação: Cleyber Cardoso – Studio Wave

Banda: Ingrid Lobo (Guitarra e violões) / Bernardo Aguiar (Percussão) / Rayssa Almeida (Baixo e Synthbass) / Chris Paiva (Teclado)

Social Media: Gabriela Colorida e Leticia Yasmin (Olùdá Digital)

Tráfego Digital: Yara Baylão

Fotografia: Layza Vasconcelos

Videomaker: Richardson Umbelino

Direção de versão com acessibilidade: Emanuella Marinho

Intérpretes de Libras: Kamilla Moreira e Rafael Borges

SERVIÇO:


Espetáculo:
E[cs]xtas[y]e – Uma história de Romeu e Julieta
Datas: 23, 24 e 25 de abril
Local: Centro Cultural UFG – Goiânia
Ingressos: Gratuitos (retirada pelo Sympla a partir de 16 de abril)
Acessibilidade: Sessões com intérprete de LIBRAS
Mais informações: www.instagram.com/agencialumieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *