Em medida contra colapso no sistema de saúde, Anápolis anuncia decreto excepcional por dez dias
Nos últimos sete dias, internações por Covid-19 entre pessoas com menos de 60 anos aumentaram em 325%. “Pacientes mais jovens estão tendo quadro de agravamento”, diz prefeito Roberto Naves
Considerando a expansão no número de casos e a mudança de perfil de internações por Covid-19 em Anápolis, com aumento de agravamento no quadro de pacientes em idade abaixo dos 60 anos, a Prefeitura de Anápolis publicou nesta quinta-feira, 4, decreto excepcional com restrições, pelo prazo de 10 dias, para conter a circulação de pessoas e, assim, tentar conter a velocidade de transmissão do coronavírus no município. As medidas, que entram em vigor às 19 horas desta sexta-feira, 5, e duram até as 6 horas da manhã de 15 de março, podem ser consultadas em edição extraordinária do Diário Oficial do Município de hoje.
“Os médicos entendem que se nada for feito agora, dentro de poucos dias a nossa rede vai colapsar e nós teríamos que ver pessoas perderem suas vidas sem receberem o tratamento adequado. São 10 dias de esforços coletivos para salvar centenas de vidas”, disse o prefeito Roberto Naves em entrevista coletiva na tarde de hoje explicando que a decisão sobre o decreto foi tomada pela comissão de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que acompanham diariamente o panorama da Covid-19 no município.
“Para cada 10 pacientes entubados, seis têm perdido a vida”, lamentou Roberto ao avaliar que os leitos de UTI têm sido um paliativo frente às complicações da doença. “O melhor jeito de poupar vidas é impedir a propagação do vírus”, destacou o prefeito.
Durante a vigência do decreto excepcional, fica suspensa a matriz de risco que o município vinha adotando para analisar a situação de Anápolis em relação ao coronavírus. “Neste momento nós nos vemos obrigados a suspender as atividades na nossa cidade. Foi a forma menos danosa para a economia e que poderia salvar o maior número de vidas, que é nosso objetivo final. Estamos falando de cinco dias úteis. Em qualquer cenário, no dia 15 de março esse decreto deixa de valer”, explicou Roberto.
Leitos
Na última semana, foi registrado crescimento de 35% na taxa de ocupação de leitos de UTI e de 58% de enfermaria. No período, houve aumento de 325% das internações de pessoas abaixo dos 60 anos de idade. “Pacientes mais jovens estão tendo quadro de agravamento”, disse o prefeito Roberto Naves em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 4, para anunciar as medidas. A atual oferta de leitos exclusivos para moradores de Anápolis é de 60 em UTI e 87 em enfermaria.
Vacinas
No dia 18 de janeiro, Anápolis foi primeiro município goiano a iniciar a vacinação contra a Covid-19. De lá para cá, mais de 20 mil doses já foram aplicadas em grupos prioritários. O prefeito anunciou que na próxima semana deve iniciar a imunização das pessoas entre 70 e 74 anos. O cadastro é feito pelo Zap da Vacina e o acesso é feito pelo site da Prefeitura, anapolis.go.gov.br. Os pontos fixos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, são: UBSs Filostro Machado, JK e Anexo Itamaraty, Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT, Ginásio UniEVANGÉLICA (entrada pela Av. Armazém Goiás) e Banco de Leite.
URCs
Anápolis tem cinco Unidades de Referência em Coronavírus (URCs): Parque Iracema, Bairro de Lourdes, São José, Vila União e Recanto do Sol. Todas funcionam das 7 horas às 22 horas, exceto a unidade do Parque Iracema, com atendimento 24 horas.