ENTREVISTA COM A JOVEM VEREADORA BRUNA ,, PRESIDENTE DA CÂMARA DE INACIOLÂNDIA.

Ela enfrentou descrédito por ser jovem, mulher e mãe solteira. Mas com trabalho sério e dedicado às pessoas que mais precisam, provou que a política é lugar de quem tem força e quer transformar vidas. 

Bruna Borges tem apenas 29 anos e além de vereadora em Inaciolândia-GO, foi eleita para presidir a Câmara Municipal do município para o próximo biênio. Sem dúvidas uma nova liderança política na região que se despontou no cenário político e representa a força da mulher e da juventude que busca renovação e que vê na política e na democracia, a ferramenta da transformação social.

A vida dela sempre foi de luta e de provação. Ela perdeu o pai, a mãe e uma irmã em um acidente de carro em 1997, quando tinha apenas 4 anos de idade, e desde então seguiu em frente com sua irmã mais velha, Samara. Já na juventude sabia que queria ser política e transformar a realidade da sua comunidade. Em 2020 foi eleita vereadora em Inaciolândia-GO e desde então tem se mostrado hábil, inteligente e ligada as causas sociais. Confira a entrevista exclusiva do Jornal Novo Tempo com a vereadora Bruna Borges.

JORNAL NOVO TEMPO (JNT): Você é uma jovem vereadora goiania com talento e carisma e tem dado novo rumo para a política em Inaciolândia-GO. Como surgiu a política na sua vida?

Bruna Borges: Me espelho muito no meu pai, Celso Alves Borges, que foi vereador aqui em Inaciolândia. Sempre quis continuar o trabalho dele, e mesmo depois de 25 anos que ele faleceu, esse sonho se manteve. O Plenário da Câmara que eu presido leva o nome meu pai, é uma honra pra mim viver isso hoje. Mas além de ser um sonho de infância, é um propósito de vida. Sigo na função de trazer uma inovação política, com a inclusão de mulheres e jovens em cargos importantes e a valorização da população carente de Inaciolândia. Quero qualidade de vida para todos, especialmente para os que mais precisam.

JNT: Você defende sempre em suas redes sociais causas sociais, fome zero e direito das mulheres. A preocupação com a as causas sociais é sua principal bandeira?

Bruna Borges: É uma das principais, nossos projetos sociais são importantes para alcançar uma parcela da população que as vezes não têm as mesmas oportunidades que os demais. Através dos projetos sociais levamos o mínimo que é de direito do cidadão. Sonho com a dignidade de vida para cada um, por igual.

JNT: Você estudou direito. Hoje a advocacia entra na sua vida mais como agregador de conhecimento na política do que um plano profissional?

Bruna Borges: Fiz direito para ser política, hoje percebo isso. Ainda penso em advogar, mas não é minha prioridade no momento. Minha prioridade é cuidar da minha população, ajudar no crescimento da minha cidade e fazer uma boa política!

JNT: Como você avalia até aqui a principais conquistas do seu mandato como vereadora?

Bruna Borges: Eu não gosto de fazer essa análise própria. Mas avalio o nosso mandato como um dos mais persistentes e comprometidos com a causa social. E o retorno da população comigo me faz crer que estamos no caminho certo.

JNT: Por ser jovem e ser mulher em um ambiente político (Infelizmente ainda muito machista), você enfrentou algum desafio, descrédito ou até mesmo preconceito?

Bruna Borges: Diretamente e involuntariamente! Já me descredibilizaram por ser nova, por ser mãe solteira, por ser mulher. E ainda assim, às vezes, até sem perceber poucas pessoas lançam dúvidas ao meu respeito. Porém, eu tenho certeza de que dia após dia com o meu trabalho e com a seriedade que eu tenho no meu compromisso com a população, eu vou mostrando que não vim para esse cargo para passeio. Eu que vou mudar história de Inaciolândia.

JNT: Como está sendo o desafio à frente da Presidência da Câmara?

Bruna Borges: Impressionante! Nunca imaginei que fosse ficar tão feliz com a presidência! É muito trabalho, muita responsabilidade, muitas ideias e projetos! Vou presidir até o final com a mesma empolgação que está aqui dentro hoje.

JNT: Quais os principais projetos da vereadora Bruna Borges para o atual mandato, beneficiando a comunidade de Inaciolândia?

Bruna Borges: Certamente no social os projetos aumentaram, a ideia ainda é continuar com alcance da população carente. Pretendo ampliar as parcerias na saúde, trabalho muito pela saúde da população e nesse sentido estamos fechando com parceiros de fora. Estamos no processo para poder também amparar animais de rua. Mulheres, crianças, Jovens e idosos são prioridade para nós, tudo que for relacionado com eles, que são os mais vulneráveis, trabalharemos firmes! Claro, sem esquecer do nosso projeto para reforma e ampliação da Câmara Municipal de Inaciolândia.

JNT: Nessa data que entramos no mês das mulheres, como você destaca a participação delas na política e a importância dessa representatividade? 

Bruna Borges: A ocupação de mulheres nos cargos públicos ainda é muito reduzida. Na teoria o que se prega é que a desigualdade de gênero não existe mais, no entanto na prática sofremos com isso todos os dias, tanto com a desigualdade de gênero quanto com o preconceito! Devagar vamos conquistando nossos espaços, mas é necessário que as mulheres entendam que não podemos mais nos esconder. Temos que ir pra luta, mostrar o nosso valor e participar diretamente da política brasileira. Precisamos lutar pelo que acreditamos e fazer acontecer.

JNT: Qual a sua mensagem enquanto vereadora, para as mulheres de Inaciolandia e de todo Estado de Goiás?Bruna Borges: Para todas as mulheres e jovens mulheres: “eu superei qualquer tipo de crítica que fizeram a mim. Eu estudei, me dediquei passei por todo julgamento para estar aqui hoje. Hoje sou prova que você, mulher inaciolândense e goiana pode ser o que você quiser, basta seguir o seu propósito e ser persistente! Estou no curso da minha caminhada, conte comigo para te ajudar na sua!

Por Rogério Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *