Equatorial Goiás com apoio da Polícia Civil e Militar investiga furtos em subestação de Bom Jesus de Goiás
Criminosos invadiram unidade da concessionária e furtaram cabos e equipamentos; Bandidos deixam prejuízos para distribuidora e seus clientes
A Equatorial Goiás foi vítima nesta madrugada (1) de furtos de equipamentos e cabos na subestação de Bom Jesus de Goiás. Criminosos invadiram a unidade e levaram aparelhos importantes que são usados para manobras telecomandadas do sistema. Através destes equipamentos, a companhia consegue retomar o fornecimento de energia, durante uma falha, mais rapidamente. O caso foi percebido quando houve uma interrupção no fornecimento neste sábado na subestação, afetando os munícipios de Almerindonópolis e Bom Jesus de Goiás. Prontamente a distribuidora iniciou ações para minimizar a afetação e evitar novos prejuízos. Técnicos atuaram nesta manhã na recuperação da rede e o fornecimento já foi normalizado para 100% dos clientes. A Polícia Civil, Polícia Militar e a Polícia Rural foram acionadas.
A companhia agiu imediatamente com atuação da equipe técnica no local. Devido à complexidade do caso, o fornecimento para 100% dos clientes afetados pela ação dos bandidos foi retomado em pouco mais de uma hora. A retomada por parte da concessionária foi feita ainda na manhã de sábado, com o suporte da equipe responsável pelas manobras à distância. O furto de cabos e equipamentos da rede de energia prejudica a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e é crime com pena prevista em lei, além de trazer impactos para os clientes.
A concessionária atua com o apoio da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, através das Polícias Civil, Militar e ainda Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rural para combater estes crimes e encontrar os responsáveis.
O furto de cabos e equipamentos, além de trazer riscos à segurança dos infratores, prejudica a todos os moradores, pois os equipamentos são responsáveis por garantir e manter o fornecimento de energia da região. A ação é um risco para a vida, pois pode causar um choque elétrico e provocar ainda a morte.
Como parte do processo de reconstrução da rede que está sendo feito há um ano, a Equatorial Goiás também tem investido em ações de segurança, intensificando as patrulhas em subestações e reforçando o sistema de segurança. São rondas 24h por dia, câmeras de monitoramento, câmeras com sensor de presença e equipamentos modernos que ajudam a fiscalizar as unidades da concessionária. Os materiais servem como apoio para a Polícia na busca pelos criminosos.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 14 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².