Falta de planejamento financeiro inicial é uma das grandes causas de fechamento de empresas segundo pesquisa

Cerca de 60% das empresas fecham nos cinco primeiros anos, segundo pesquisa. Especialista em gestão financeira dá dicas para quem deseja empreender e não sabe por onde começar

     No Brasil, o microempreendedorismo tem crescido significativamente nos últimos anos. No entanto, dados do SEBRAE revelam que cerca de 30% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de atividade. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 60% das empresas fecham nos cinco primeiros anos de atuação. Um dos principais motivos? A falta de um planejamento financeiro eficiente.

      Goiás é um estado em ascensão para o empreendedorismo. De acordo com o SEBRAE-GO, são mais de 410 mil microempreendedores individuais (MEIs), que representam 3,5% do total de MEI do Brasil (11.916.041).  Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, saiba que essa jornada é cheia de desafios, mas também de muitas recompensas. É o que afirma a especialista em gestão financeira, Alanda Forte.

      Ela pontua que é possível começar com o que você tem em mãos, desde que tenha um objetivo claro e conheça bem o seu público-alvo. Contudo alerta que antes que seja dado o primeiro passo, é fundamental entender a importância do planejamento financeiro desde a concepção do negócio.

     “Muitas vezes, na empolgação de iniciar um negócio, os empreendedores focam apenas no produto ou serviço que vão oferecer, deixando a gestão financeira em segundo plano. Porém, é justamente o planejamento financeiro que permitirá prever despesas, organizar o fluxo de caixa e tomar decisões estratégicas com base em números reais. Sem esse controle, fica difícil enfrentar imprevistos e manter a saúde financeira da empresa”, frisa Alana.

     A especialista informa que mesmo que haja um investimento inicial robusto é essencial saber como aplicar esse dinheiro dentro do nicho escolhido. “Um bom planejamento desde o início ajuda a evitar desperdícios, otimiza recursos e aumenta as chances de sucesso do seu empreendimento.”

     Para o empresário Marlus Vinícius, de 39 anos, o planejamento financeiro é essencial tanto para aqueles que querem começar, quanto para os que desejam consolidar sua empresa. Ele, que hoje atua em três nichos, tais como a indústria química, lava jato de caminhões e limpeza e descontaminação de usinas concreteiras, revela que ao longo de sua trajetória já teve alguns contratempos que poderiam ter sido evitados: “O planejamento mal realizado já afundou alguns de meus projetos.

     “De início, nosso planejamento financeiro foi por meio de nossas próprias experiências no mercado e conhecimentos adquiridos no dia a dia, mas começamos a ter um bom rendimento e resultados a partir de cursos voltados para a área e também por meio de um planejamento por meio de uma consultoria de gestão financeira eficiente”, diz.

Quero empreender? Saiba por onde começar

– Defina sua ideia de negócios e entenda o mercado;

– Dedique tempo para elaborar um plano financeiro detalhado;

– Liste todos os custos iniciais;

– Estime as receitas;

– Estabeleça metas realistas e crie cenários para diferentes situações;

– Se possível, busque apoio de um profissional ou utilize ferramentas de gestão que facilitem esse processo.

     “Empreender é uma aventura que exige coragem e dedicação. Começar com o que você tem é totalmente viável, mas não subestime a importância do planejamento financeiro desde o primeiro momento. Ele será o alicerce que vai sustentar seu negócio e aumentar as chances de prosperar em um mercado competitivo”, finaliza Alanda Forte.

Fotos em anexo / Crédito: White Click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *