Foi na pressão e no sufoco, mas a seleção brasileira conquistou a sua segunda vitória na Copa do Mundo
A seleção brasileira conquistou a sua segunda vitória na Copa do Mundo. O Brasil enfrentou a Suíça na tarde desta segunda-feira (28), no estádio 974, em Doha-CAT, por 1 a 0, com gol marcado nos minutos finais pelo volante Casemiro. O resultado significa uma classificação antecipada para os canarinhos e também foi a primeira vez que venceu essa seleção europeia, após dois empates, em 1950 e 2018.
Com a confirmação das entradas de Éder Militão e Fred nas vagas de Danilo e Neymar, a seleção brasileira manteve o restante da equipe titular para enfrentar a Suíça, que deixou Shaqiri no banco. No primeiro tempo, o Brasil encarou uma forte defesa dos europeus e teve poucas oportunidades, a melhor delas no pé de Vinícius Júnior, que recebeu sozinho um cruzamento de Raphinha, e finalizou em cima de Sommer, perdendo boa chance. A segunda foi com o atacante do Barcelona que arriscou de longe, mas na direção do goleiro.
A principal dificuldade da seleção na primeira etapa ficou no meio-campo. Com pouca participação de Fred, Lucas Paquetá foi adiantado e esteve sozinho em diversas oportunidades. Mesmo com a utilização dos pontas, Vinicius Junior e Raphinha não criaram muito e Richarlison esteve solitário brigando entre os zagueiros. Na volta do intervalo, Tite colocou Rodrygo e tirou Lucas Paquetá.
No começo da segunda etapa, a seleção brasileira continuou com dificuldades em conseguir acelerar o jogo através do meio-campo. Quando Rodrygo e Vinicius Junior se aproximaram, a melhor chance da partida foi criada com cruzamento em direção a Richarlison, que não alcançou. A Suíça apertou a saída de bola e quase roubou a bola de Alisson, que chutou em cima de Embolo em uma reposição. Quando acelerou, Rodrygo deixou para Casemiro que acionou Vinicius Júnior que só parou quando balançou a rede, mas o gol foi anulado por impedimento.
A insistência em jogar por baixo só rendeu frutos na reta final. A pressão surtiu efeito, quando Marquinhos acionou Vinicius Júnior pelo lado esquerdo, que tocou para Rodrygo e de primeira deixou Casemiro na boa, o volante finalizou e acertou a ‘bochecha’ da rede marcar um golaço e abrir o placar. Com o resultado, a seleção brasileira venceu pela primeira vez a Suíça na história das Copas e confirmou vaga nas oitavas de final.