Fuja da neura na hora de se alimentar!

Quem é que não gosta de comer? Comer é bom demais minha gente! O problema são as escolhas que fazemos.

Pare de seguir regras malucas, fazer dietas complicadas e restritivas. Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos que venho me cuidando mais, é que o segredo para se alimentar bem de forma saudável, é ser flexível e ter bom senso, claro.

Bom seria poder fazer tudo dentro de um planejamento alimentar acompanhado por profissionais. Mas se não conseguir, tente encontrar o que funciona para você. Não precisa se encaixar num padrão cheio de regras alimentares. Até porque seguir regras é exaustivo.

Se essa história de se alimentar a cada 3 horas não é possível para você, busque o ideal para o seu consumo de alimentos diários. Também ficar o dia inteiro sem comer nada, com um período de jejum prolongado entre as refeições, não vai te favorecer na perca de peso, pelo contrário, você vai exagerar com toda certeza na sua próxima refeição. Busque o equilíbrio.

Aí você me vem com aquela… “Ah mais não tenho tempo de preparar a comida, minha vida é uma loucura, não tenho horário certo, vai uma comidinha industrializada mesmo que é bem mais prática”.

Ok, para muitos parece uma missão quase impossível manter uma alimentação adequada, mas te juro, comida simples faz toda a diferença. Quando for escolher um alimento no supermercado, pense assim: Mais descascar, menos desembalar. E você vai ver com o tempo, que é tudo uma questão de hábito.

Por exemplo, há alguns anos eu não conseguiria beber café sem açúcar, e aos poucos fui reduzindo a quantidade que eu colocava no meu preparo e ao mesmo tempo fui reeducando o meu paladar para saborear o verdadeiro café. E hoje até estranho quando o meu cafezinho vem adoçado.

É muito clichê eu sei, mas sinceramente funciona tentar deixar o seu prato mais colorido, variado com legumes e verduras. Escolha carnes mais magras, não exagere na variedade de carboidrato na hora de servir, coma devagar, saboreie o alimento. Mas coma! Só não deixe de se alimentar.

Permita-se de vez em quando, comer doces, sanduíches, dividir uma cerveja e um prato de torresmo com os amigos. Mas cuidado para esses momentos não virarem uma regra na sua vida.

E não se culpe por isso. Sentiu que exagerou? Tente compensar com exercícios físicos, beba bastante água para se hidratar e volte ao seu consumo ideal de alimentos, sempre focando na disciplina e buscando fazer escolhas saudáveis no seu dia a dia.

Seja realista com a sua alimentação. Pare de contar calorias em tudo que você come. É bem mais fácil comer e sentir satisfeito do que contar ou anotar tudo que é ingerido.

Deixo bem claro aqui, que não sou nutricionista ou profissional da área, e como disse no começo, isso é o que tem funcionado para mim, durante minha reeducação alimentar. E cabe a você, encontrar o melhor caminho para a sua alimentação saudável.

Fique atento e seja flexível. O objetivo não é deixar de lado a boa nutrição, (por favor, profissionais da saúde não me entendam mal) mas torná-la menos estressante e mais sustentável.

Se a sua meta é estar na sua melhor forma, (seja ela qual for) fique de olho em como certos alimentos afetam seu humor e sua energia. Use isso sempre como um guia na hora de fazer as suas escolhas alimentares.

E nada de ficar na neura seguindo regras radicais ok? A vida pode ser bem mais leve do que você imagina.

One thought on “Fuja da neura na hora de se alimentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *