IA, Zero Desperdício, Plant-Forward e Ancestralidade são algumas tendências relevantes no foodservice para 2024
Levantamento inédito traz diferentes vertentes do que estará em alta no mercado de alimentação fora do lar
Durante o GALUNION Insights, evento dedicado à inovação no mercado de foodservice, a GALUNION Consultoria revelou quais as tendências que englobam o contexto e o propósito ampliado da Mandala GALUNION Food&Tech Trends, que foi totalmente renovada. Comandada pela fundadora e CEO, Simone Galante, a iniciativa contou com a participação de várias empresas no Espaço Insights, um local onde os convidados puderam experimentar alimentos variados e que tinham ligação direta com as tendências exploradas durante o evento. Dessa forma, cada participante tinha acesso às informações sobre o que iriam consumir e qual era a tendência atrelada àquela receita. O GALUNION Insights foi realizado na última quarta-feira, dia 29 de novembro, no SENAC Santo Amaro, em São Paulo capital.
Criada em 2022, a Mandala GALUNION Food&Tech Trends é um estudo que tem como objetivo mapear os principais temas do segmento alimentício fora do lar com base em quatro áreas principais, sendo elas: modelo de negócios, oferta culinária, experiência e hospitalidade, além de um direcionamento para o que se espera no futuro. Porém, neste ano, a GALUNION incorporou novas frentes que estão em alta e precisam ser integradas a este contexto, como o ESG e as constantes atualizações de novas tecnologias onipresentes. Para apresentar ao setor e exemplificar todas estas novidades, o evento GALUNION INSIGHTS contou com a participação de diferentes painelistas convidados.
O painel de tendências de negócios trouxe exemplos ligados aos conceitos de efetivamente conveniente, multicanalidade, consumidor protagonista 2.0, marcas virtuais, local e artesanal, food halls e festivais, e conceitos especialistas. Para contar um pouco da trajetória profissional e a atuação nos diferentes negócios, os convidados acompanharam as apresentações de Tom Moreira Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo e presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), e César Antonelli, CEO da MFoods, divisão da Cidade Matarazzo São Paulo, responsável por Alimentos e Bebidas.
“Separei alguns elementos fundamentais que fazem uma rede de franquia ou um negócio do segmento ser bem-sucedido. Entre eles, se dedicar mostrando um conceito forte, obviamente modelar o seu negócio para que seja robusto o suficiente para ultrapassar desafios que possam surgir ao longo dos anos, e ter um valor consistente para os clientes finais. Sistemas sólidos de treinamento, suporte, desenvolvimento e, no nosso caso, o engajamento do franqueado é fundamental. Além disso, a capacidade de inovar por meio da colaboração, de ver a equipe. Tem um ponto que eu acho inegociável, independentemente se você é dono de restaurante, consultor ou fornecedor, que é a honestidade ética. E como última dica, realmente praticar a gentileza, o cuidado com o próximo, porque quando todos importam, todos ganham”, relata Tom Moreira Leite.
O painel seguinte foi focado na oferta culinária e trouxe entre as tendências oferta acessível, saúde do corpo e da mente, saúde acessível, inclusão de dietas especiais, plant-forward, que traz os vegetais como protagonistas do prato, valorização das raízes – ancestralidade, novo comfort food, explosão sensorial e sabores exóticos. Este painel contou com a presença de Mayara Aliprandi, gerente de Marketing da Unilever, Ana Maria Araújo, professora pesquisadora no Centro Universitário Senac – Santo Amaro e coeditora da Revista Científica Contextos da Alimentação, e Andressa Cabral, sócia e head chef do Meza Bar e Yayá Comidaria Pop Brasileira, além de empresária, apresentadora, jurada de TV, professora, autora de livro infantil e mãe.
Para Andressa Cabral, a ancestralidade é aquilo que resiste às intempéries culturais, pois teve um grupo de pessoas acreditando nele. “Há uns 30 anos, as comidas industrializadas estavam muito em alta. Hoje, a comida caseira, que traz conforto e carinho, é mais lembrada entre diferentes públicos. Neste interim, é importante valorizar as pessoas que estão na gastronomia, os processos e o resultado final. A ancestralidade fala muito sobre respeito e equilíbrio, não o exagero, e deve ser potencializadora dos negócios. Por isso, drinques sem álcool estão voltando a serem preferência de diferentes públicos, para respeitar os limites do corpo. Aqui, vale lembrar que conforto e afetividade não são antônimos de qualidade”, ressalta.
Dando continuidade à programação, o tema do terceiro painel foi Experiência e Hospitalidade, com as tendências reconhecer meus públicos, valorização dos times, transparência real, múltiplas jornadas, experiências temáticas, entretenimento, e já vai acabar. Para comentar estes temas, o evento contou com a presente de Gil Leite, diretor de operações do Grupo Le Jazz, Cido Aidar, sócio da Rural Pizzeria, e Neire Siqueira, head de expansão e operações estratégicas na WE COFFEE Brasil.
Representando a WE COFFEE Brasil, Neire Siqueira revelou algumas estratégias que fizeram o negócio ser reconhecido por ser instagramável. “Nosso DNA faz parte das redes sociais. Com isso, a cada nova loja aberta, buscamos surpreender e fazer diferente, sempre trabalhando com foco em experiência e lifestyle. Para isso, usamos inovação e tecnologias, parcerias de collab e novidades. Não somos uma cafeteria que vende brownie e pão de queijo, temos um cachorro-quente de morango, por exemplo. Em uma das lojas, o cardápio é disposto em um telão, o pedido é feito em um totem e entregue em um locker, sem contato físico. Em outra operação, o consumidor pode receber o pedido das ‘nuvens’, por meio de um elevador ou de uma roldana que traz os produtos escolhidos. Todas essas inovações trazem uma diferenciação ao negócio e aumentam expressivamente o marketing orgânico da marca”, explica.
O último painel do dia trouxe tendências para o futuro, com conceitos ligados ao zero desperdício, protagonismo diverso, robôs e automação, diversidade de proteínas, indústria 5.0, hiperpersonalização e Inteligência Artificial. Entre os convidados especiais para abordar tais visões, a iniciativa contou com Fábio Gandour, cientista e designer de inovação, ex-IBM que estuda sobre metaverso desde 2005 e é professor convidado na FGV de Neuroeconomia, e Juliana Plaster, diretora de Desenvolvimento e Parcerias na Gerando Falcões.
No caso da diversidade de proteínas, outras opções acabam ganhando espaço no mercado de alimentação além do já conhecido plant-based, como cogumelos, insetos e as proteínas cultivadas. Já ingressando nas questões da Inteligência Artificial, que está em alta globalmente em diferentes áreas de atuação, Fábio Gandour trouxe uma visão futurística sobre o conceito. “Primeiramente, precisamos investir em ações que combatem o desperdício. Isso é fundamental em toda a cadeia. Por outro lado, graças aos avanços da tecnologia, por meio da decodificação do genoma humano, foi possível descobrir um sexto sabor, que se assemelha ao cloreto de amônia. O que quero mostrar é, no futuro, o perfil genético será levado em conta para compor diferentes cardápios, para um novo tipo de humano que está sendo estudado, com base no conceito de transumanismo, tendo o humano se fundindo à tecnologia”, finaliza.
Sobre a GALUNION
Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a GALUNION atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).