Imagem para você é tudo?
Por Beatriz Cunha
Vivemos em um mundo onde a imagem fala por si só. O que é beleza para você? Sabemos que essa é uma pergunta um tanto quanto relativa. Já que, como dizia o poeta espanhol, Ramón de Campoamor “A beleza está nos olhos de quem vê”.
Mas você já parou para se perguntar se realmente não segue os padrões de beleza ditados pela mídia e sociedade?
A nossa vida que expomos nas redes sociais sempre é de uma extrema alegria, com fotos que nos valorizam, com um rosto super saudável, (mesmo que seja a base de filtros), sempre indicando nosso sucesso, felicidade e bem-estar.
Não há muito tempo, o estereótipo de beleza era aquela mulher violão, bem brasileira que esbanjava as suas curvas. Hoje o padrão de beleza da sociedade são as modelos super magras das passarelas e as blogueiras fitness do Instagram.
Não se encaixar nesse padrão é muito duro para a grande maioria. Viver em um mundo onde ser visto como a mais “cheinha” é praticamente uma punição.
Se o seu peso não lhe traz nenhum tipo de problema relacionado a saúde, por que emagrecer para se encaixar nos padrões?
Não sei se vocês sabem, mas eu tenho uma loja de moda fitness e infelizmente vivencio sempre esse tipo de situação com minhas clientes. É tão bizarro e contraditório que as pessoas que precisam ir para a academia se exercitarem, não tenham opções da moda para vestirem, já que a grande maioria dos fornecedores não se preocupam em fabricarem tamanhos GG.
Isso acontece porque vender magreza é lucrativo. Simples assim. Dietas da moda, remédios, suplementos, chá detox, produtos milagrosos. Tudo isso movimenta muito dinheiro no mundo todo.
Tristemente esse padrão de beleza perfeita e inalcançável que é vendida na mídia, está fazendo com que muitas meninas arrisquem a própria saúde e corram um enorme risco em desenvolverem algum tipo de transtorno alimentar.
Nós que somos mães, devemos estar atentas com nossas filhas e orientá-las a respeitarem o seu corpo, valorizando o que elas têm de mais bonito. Devemos ensiná-las a focar na saúde e menos em estética.
Não é novidade para ninguém que a grande maioria das imagens que vemos por aí, são edições que vendem uma beleza perfeita, mas que não é real.
Real é você se olhar no espelho e se sentir bem.
Real é você subir na balança e ver que o ponteiro não pode ser seu indicador de felicidade.
Real é você se aceitar e se amar do jeito que é.
A partir do momento em que você começar a respeitar o seu corpo, focando mais na sua saúde, esses padrões de beleza ditados pela mídia, não vão mais mexer com a sua cabeça. Sua concepção de beleza estará formada.
Seja a primeira a se amar. Quando o amor-próprio entra em cena, não tem ninguém que te faça acreditar no contrário. E lembre-se: Você é linda sim, e medidas não são parâmetro de beleza.