Instituto Elon Soares ficará pronto ainda em 2024
Entidade assistencial teve sua pedra fundamental lançada na última semana em Trindade. Quando concluída, instituição irá oferecer gratuitamente cursos de qualificação a pessoas de baixa renda
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada em 2022, um em cada cinco jovens não estuda nem trabalha no Brasil, pois será este o público principal a ser atendido pelo Instituto Elon Soares, segundo o próprio idealizador do projeto. A instituição filantrópica será construída em uma área de 12 mil metros quadrados no Jardim Califórnia, em Trindade, e terá como objetivo principal oferecer apoio aos jovens com a promoção de atividades gratuitas, como cursos de iniciação profissional e outras atividades, para contribuir com a empregabilidade e empreendedorismo dessa parte da população.
Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do instituto, que contou com a presença de autoridades e convidados, o fundador do Grupo Soares, Elon Soares, destacou que sempre teve esse desejo e que agora, aos 85 anos, vai realizar o sonho de formalizar e organizar um espaço para ações assistenciais. “Nessa minha jornada de vida percebi que a determinação e empenho fazem parte da receita para o sucesso profissional. Sempre passei isso para meus filhos e agora quero compartilhar estes valores com a juventude goiana, começando por Trindade, local onde tenho vários investimentos”, declarou o empresário durante o evento.
O Instituto Elon Soares será uma organização privada, sem vínculo político-partidário. O local contará com salas de treinamento, escritório e uma praça central. Em uma outra fase de expansão, será construído um ginásio para oferecer atividades esportivas.
O prefeito de Trindade, Marden Gabriel, enalteceu o trabalho social e empresarial já realizado por Elon Soares na cidade ao longo dos anos, gerando empregos e deixando um legado para outras gerações, como por exemplo, a construção de uma unidade de saúde. “Temos muito a agradecer ao senhor Elon e quero destacar isso, pois muitas vezes o resultado positivo das ações não chegam até ele, mas sei que muitas famílias já foram beneficiadas e muitas vidas salvas por intermédio do apoio dele à nossos projetos, como na construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, por isso certamente vamos oferecer todo nosso apoio para que as atividades sejam iniciadas brevemente”, destacou o prefeito na cerimônia.
Reconhecimento
Durante o lançamento da pedra fundamental do instituto que leva seu nome, o empresário Elon Soares recebeu oficialmente o título de cidadão goianiense das mãos do vereador por Goiânia, Denício Trindade. O título havia sido concedido no ano de 2012, porém o diploma, até então, não havia sido entregue formalmente. Elon recebeu com alegria a homenagem e reforçou o desejo para que seu exemplo motive e gere esperança nos jovens de todas as classes sociais, mostrando que é possível, sim, ter sucesso na realização de projetos empreendedores.
Natural de Ipameri, sudeste de Goiás, o empresário veio de um berço humilde. Seu pai era pedreiro e mãe, costureira. Depois de uma jornada de anos de trabalho, tornou-se fundador de uma das maiores holdings empresariais do estado, que recentemente completou 57 anos de existência e atualmente é formada por empresas que atuam nos segmentos de incorporação imobiliária, tecnologia, agronegócio, além da rede de lojas de materiais de construção Irmãos Soares, presente em 16 cidades goianas.
Jovens empreendedores
Elon iniciou suas atividades empreendedoras muito cedo, logo após completar dez anos de idade, quando já havia se mudado com a família para Goiânia, vendendo balas na porta de um cinema no bairro de Campinas e numa banca colocada na porta da casa dos seus pais.
Ele e o irmão Odilon Soares (já falecido), também um dos fundadores do Grupo Soares, sempre foram atentos a oportunidades de negócio, um certo dia, ao sair para comprar uma torneira para um conserto no armazém, os irmãos Odilon e Elon acabaram comprando a loja toda, a Ferragista São Tomé, na Avenida Bahia, em Campinas. E daí nasceu em 1966, a Irmãos Soares, hoje com 16 lojas concentradas principalmente no estado de Goiás, destacando-se como uma das maiores lojas de materiais de construção da região Centro-Oeste. A empresa se transformou numa holding que atua em vários segmentos e emprega atualmente mais de 500 pessoas em diversas cidades brasileiras.
“A partir desta história de muito trabalho e dedicação, nasceu uma marca de sucesso e muita credibilidade, que tentamos manter com o mesmo empenho e dedicação que eles tiveram. Com o instituto, desejamos que surjam novas histórias assim e isto é perfeitamente possível de acontecer se preparamos nossos jovens com a formação profissional necessária e despertar sua mentalidade para o empreendedorismo”, lembra Tânia Soares, uma das cinco filhas de Elon.