Janeiro Branco: o impacto da saúde mental no mundo corporativo
Este mês foi escolhido para a campanha brasileira conhecida como “Janeiro Branco”, que tem por objetivo chamar a atenção para o tema da Saúde Mental, justamente por ser o mês em que as pessoas estão mais focadas no planejamento e nas metas para o novo ano que se inicia. O momento é uma verdadeira página em branco, pronta para ser preenchida com boas mudanças.
Contudo, é muito comum que passados alguns dias do ano que se iniciou, as pessoas voltem aos seus padrões de rotina habituais. Assim, as metas traçadas caem por terra antes mesmo de serem iniciadas, gerando mais ansiedade e frustação. Sendo assim, é muito pertinente promover a conscientização sobre saúde mental, mostrando a necessidade de adotar e manter estilos de vida saudáveis e que lhes proporcionem prazer.
Nosso corpo e mente estão interligados e, portanto, é preciso cuidar da nossa saúde como um todo. A “saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade”.
No contexto organizacional, a necessidade de falarmos sobre saúde mental vem aumentando a cada dia, pois no mundo corporativo as pessoas se unem para alcançar objetivos comuns, compartilhando recursos e responsabilidades, convivendo com metas, prazos e vários outros fatores de estresse.
O colaborador que trabalha em condições desfavoráveis e em um ambiente desagradável diminui sua produtividade e tem o seu relacionamento com colegas de trabalho e com a liderança prejudicados. Isso pode se agravar, levando a questões emocionais mais graves como ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout.
O Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados de Síndrome de Burnout, superado apenas pelo Japão. Inclusive, em 2022 a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou a doença como uma condição de saúde mental relacionada ao trabalho, sendo classificada como doença ocupacional CID 11. Temos também a maior prevalência de ansiedade no mundo, com um percentual de 9,3% da sua população, e a maior prevalência de depressão da América Latina. A doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. Esses transtornos estão se tornando cada vez mais comuns no ambiente organizacional e são grandes causadores de afastamento do trabalho.
Dessa forma, Janeiro Branco e o mundo cooperativo devem se complementar na construção de programas voltados para a promoção da saúde no ambiente corporativo, contribuindo para a mudança dessa situação, ajudando a diminuir a ocorrência de adoecimento no trabalho, o que leva a reflexos positivos que se estendem também para outras áreas da vida de uma pessoa, não somente a profissional.
Uma empresa que se preocupa com a saúde e qualidade de vida dos seus trabalhadores demonstra preocupação com o bem-estar dos seus funcionários e cria um ambiente mais saudável e acolhedor, reduzindo o estresse e o absenteísmo, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho, melhorando o clima organizacional.
Ações da campanha Janeiro Branco na empresa contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, em que os colaboradores se sentem valorizados e apoiados em relação à sua saúde mental. Isso resulta em benefícios tanto para os funcionários quanto para a organização como um todo.
Por Cleia Carolina Souza, psicóloga cognitivo comportamental, instrutora de Gestão do Senac Goiás e palestrante