JBS cria oportunidades de desenvolvimento para mulheres na indústria de alimentos
Conheça a história de Lidiane Surpilli, gerente industrial em Goiânia (GO)
Natural de Andradina (SP), Lidiane Surpilli iniciou sua história na indústria de alimentos ainda menina, admirando a trajetória do pai, que trabalhou na área por cerca de 32 anos. Quando precisou optar por sua graduação, não hesitou em cursar Medicina Veterinária na Universidade Federal do Paraná.
Começou a frequentar fábricas já na época do estágio, e, assim que se formou, rapidamente passou a assumir cargos de maiores responsabilidades, até ocupar a posição em que está hoje: gerente industrial da unidade da JBS em Goiânia (GO). Lidiane está há praticamente 17 anos no cargo, e hoje concilia a jornada na maior indústria de proteína do mundo com a maternidade.
Ela acredita que o maior desafio para mulheres em cargos como o dela é justamente equilibrar as responsabilidades e carga horária do trabalho, e o tempo dedicado aos filhos e à família. “Nós mulheres somos capazes de qualquer coisa, desde que tenhamos pessoas ao nosso lado que abraçam os desafios com a gente, não apenas a família, como também a empresa. Na JBS, sempre tive esse apoio que me permitiu conciliar vida pessoal e profissional. Nesse sentido, a Companhia teve um papel fundamental no desenvolvimento da minha carreira e me abriu muitas oportunidades. Acredito que tenho conseguido aproveitá-las”, afirma.
A gerente, que lidera um time de 665 profissionais, acredita ainda que as mulheres devem ser sempre comparadas pela sua competência e habilidade. “Eu sinto muito orgulho do que sou hoje. Sempre falo para os meus colaboradores que tudo é possível quando acreditamos no nosso potencial. E eu acredito muito no valor do ser humano, e gosto de ser referenciada pela minha competência, não pelo meu gênero”, reitera.
Em Goiás, a JBS conta com cerca de 7 mil colaboradores, sendo mais de 145 mil em todo o país.
Sobre a JBS
A JBS é a segunda maior companhia de alimentos do mundo e a maior de proteína animal. Com uma plataforma global diversificada por geografia e por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos), a Companhia conta com mais de 245 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil são mais de 145 mil colaboradores, sendo a empresa a maior empregadora do país.
No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Swift, Pilgrim’s Pride, Seara, Moy Park, Friboi, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A Companhia investe também em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes.
A JBS conduz suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor. O programa Juntos pela Amazônia integra esse compromisso. Além de fomentar o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico, promovendo a conservação e uso sustentável da floresta, prevê a melhoria da qualidade de vida da população que nela reside, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias para preservar o meio ambiente. Com a implementação de uma plataforma blockchain, inédita no setor de proteína animal, ampliará o monitoramento dos fornecedores diretos da JBS para os fornecedores deles.