Jornada de aprendizado e as transformações digitais ampliam chances no mercado de trabalho
Foi-se o tempo em que o ápice da formação profissional era atingido com o diploma de graduação. Apesar do alto índice de brasileiros que ainda não conquistaram seus espaços nas universidades e de essa ser uma conquista importante que também representa ferramenta de transformação social, atualmente para se manter competitivo no mercado de trabalho, a vida hiperconectada torna cada dia mais presente e necessário o conceito de “aprendizado ao longo da vida”.
Pensar a educação como uma jornada é tendência que cresce no Brasil. Como capítulos de um livro, o estudante hoje vai construindo etapas da sua história e currículo de forma constante. Uma pesquisa realizada pelo Google com a Educa Insights mostra que a imensa digitalização que vivemos com a pandemia e com os avanços tecnológicos abriram caminhos para uma parcela importante da população ver no ensino digital uma boa forma de percorrer essa jornada de aprendizagem sem sair de casa.
É nesse lugar de movimento constante, que crescem os números de pessoas que enxergam na modalidade a distância a melhor opção para investir em um curso de especialização. Ainda citando a pesquisa, 75% dos interessados em pós-graduação preferem curso que possuam alguma carga EAD e isso acontece pelos benefícios que essa modalidade traz, como a flexibilidade de horários, a conveniência de estudar onde quiser e a ausência de barreiras geográficas.
Com objetivo de formar novas competências, não apenas aprender disciplinas, na Pós-Graduação Una o currículo é integrado e os cursos são organizados em componentes curriculares, chamados de Nanodegrees.
Sabe o que isso significa? Que durante sua jornada, o aluno ao final de cada Nanodegree recebe um certificado intermediário. Ou seja, são 8 habilitações além do certificado de especialista. Com isso, faz com que já de cara esse profissional possa demonstrar para o mercado as habilidades que já conquistou e consiga fazer publicidade nisso. Por exemplo, colocar no LinkedIn, além de ser uma forma de medir também o desempenho ao longo da formação.
Voltando aos dados da pesquisa da Google/Educa Insights, a nova geração de estudantes é também a que consegue absorver uma grande quantidade de informação e trafegam facilmente entre os mundos online e offline. São pessoas multidevice, ou seja, são capazes de usar múltiplos dispositivos simultaneamente, e, por fim, 52% deles utilizam pelo menos três fontes distintas para estudar.
Aqui na Una, quando formatamos nossos cursos de pós-graduação pensamos neles de forma que entreguem diversas formas de aprendizagem: desde o tradicional autoestudo, que já é conhecido quando pensamos em EAD, mas também as interações síncronas e assíncronas com os mediadores. E são nos momentos síncronos que nossos alunos se constroem pontes e ampliam networking, por meio de atividades e debates com pessoas dos mais diversos perfis e localização geográfica.
Por fim, indo muito além da máxima que o Ensino Digital dissolve barreiras impostas pelas distâncias geográficas e sociais. Diferente dos tabus difundidos, é uma modalidade que promove aproximação e interação, mas vai muito além por promover a realização de sonhos, a transformação de famílias e de comunidades por meio do acesso a educação de qualidade. A jornada de formação ao longo da vida, ou lifelong learning, como usualmente nos referimos, é um trajeto cada vez mais amplo, plural e, acima de tudo, capaz de formar novas competências alinhadas e atualizadas com o mundo profissional. E que bom que mais e mais pessoas têm acesso a tudo isso por meio do Ensino Digital.
¹ Cristiano Ferreira é Diretor de Nacional de Ensino Digital da Ânima Educação
Sobre a Una
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, com 517 estrelas, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Minas Gerais e Goiás.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.